Yomitai – Estação Multimídia

Aliança Cultural Brasil-Japão

09.11.18

Fábio Caramuru homenageia os imigrantes japoneses com o concerto EcoMúsica | Brasil-Japão

Em celebração aos 62 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão, o pianista Fábio Caramuru apresenta o concerto EcoMúsica | Brasil-Japão em 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera, com abertura do quarteto de cordas do Fukuda Cello Ensemble e apresentação de shodô, com Elcio Yokoyama.

Caramuru interpretará 18 composições de seus dois álbuns, EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira (2015) e EcoMúsica | Aves (2018), além de projetar três novos videoclipes dirigidos por Otavio Dias: Harpia, Araras e Hidorigamo, este último que será lançado durante o concerto e que conta com a participação especial da ceramista Hideko Honma.

A apresentação dos vídeos foi concebida em colaboração com a artista visual Cecilia Lucchesi, que criou videoartes a serem projetadas, bem como o roteiro de palco e a iluminação.

Completam o programa outros temas inspirados em aves do Japão: Komadori, Zuakaaobato, Kakkou, Ikaru, Aobato, Kohakuchou, Chuushakushigi, Hototoguisu e outros em homenagem à fauna brasileira, como Bem-te-vi, Quero-quero, Tangará, Uirapuru, Anu-branco, Cigarra, Araras, Sapo-cururu e Sabiá.

 

Fukuda Cello Ensemble se apresenta com especialista em shodô, Elcio Yokoyama

Para abrir o espetáculo de Fábio Caramuru, no auditório do Ibirapuera, o Fukuda Cello Ensemble interpretará o ‘Bolero’ de Maurice Ravel em conjunto com uma demonstração de shodô (escrita japonesa), com o especialista Elcio Yokoyama.

O Fukuda Cello Ensemble foi criado em 2006 por Ricardo Fukuda, a partir do desejo de sua classe de alunos de tocar e se apresentar juntos. O idealizador e integrante do grupo é violoncelista e atua como maestro preparador no Instituto Fukuda.

O arquiteto e professor de caligrafia japonesa, Elcio Y. Yokoyama, foi aluno do grande mestre de shodô, Nampo Kurachi, durante 25 anos e é considerado seu discípulo. Começou a praticar a arte milenar aos 7 anos e em 2018 completa 30 anos de estudos e há 13 anos participa de eventos sem fins lucrativos para divulgar o shodô e a cultura japonesa.

EcoMúsica Brasil-Japão com Fábio Caramuru
Quando: 18 de novembro de 2018
Abertura da casa: 17h30
Show de abertura no foyer com: Fukuda Cello Ensemble (Orquestra de Violoncelos), com
Ricardo Fukuda e demonstração de Shodô (escrita japonesa), com o especialista Elcio
Yokoyama: 18h15
Concerto EcoMúsica Brasil-Japão com Fábio Caramuru: 19h00
Duração: 70 minutos (aproximadamente)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Livre para todos os públicos
Mais informações: www.auditorioibirapuera.com.br, (11) 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br
Vendas pelos canais da Ingresso Rápido e na bilheteria do Auditório Ibirapuera.
Horários da bilheteria:
Sextas-feiras e sábados, das 13h às 22h.
Domingos, das 13h às 20h.

Comentários