Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

31.08.20

10 filmes sobre a sociedade japonesa atual para você assistir de graça e em casa!

A Fundação Japão disponibiliza, até às 11h59 (horário de Brasília) do dia 30 de setembro, uma coleção de filmes sobre a sociedade japonesa atual, dirigidos por jovens cineastas do Japão, que iniciam suas carreiras e buscam difundir seus trabalhos para o exterior.

Trata-se de um projeto da Japanese Film Festival Online, em parceria com a Moosic Lab, que reúne profissionais do cinema e da música, para a produção de obras audiovisuais com a fusão de suas artes. A plataforma de streaming já lançou diversos jovens artistas no Japão.

Desta vez, a Fundação Japão selecionou 10 filmes que fizeram parte do Moosic Lab 2018 e 2019. Clique aqui para assistir.

Confira a sinopse dos filmes disponíveis:

寝る虫 (Neru mushi)
The Sleeping Insect
Direção: Yurina Kaneko
Música: Tokiyo (And Summer Club)
60 min / 2019 /Ficção científica, Fantasia
Kanako Seri pega o ônibus lotado para ir ao ensaio da sua banda.
Durante o trajeto, Kanako sente-se atraída por uma melodia gerada por uma idosa desconhecida que entrou no mesmo ônibus. Ao invés de descer no seu ponto, Kanako decide seguir viagem no ônibus mas…
Um breve registro, porém uma longa viagem em torno dos “mortos” e “vozes”. Prêmio MOOSIC LAB 2019.

ドンテンタウン (Dontentaun)
DONG TENG TOWN
Direção: Kohei Inoue
Música: Shinichi Sugawara
61 min / 2019 / Drama
Sora é uma cantora e compositora, que se mudou para um conjunto habitacional em “Sôten no Machi”. No armário do apartamento, ela encontra uma grande quantidade de fitas cassete guardadas, e nelas estão gravadas a “voz do sentimento” de Tokio, um jovem ex-morador daquele local… Uma história de verão, onde Sora e Tokio, que não se encontrariam, acabam cruzando suas “memórias” e “realidades”.

眉村ちあきのすべて(仮)(Mayumura Chiaki no subete)
ALL ABOUT “CHIAKI MAYUMURA”(título provisório)
Direção: Hajime Matsuura
Música: Chiaki Mayumura
73 min / 2019 / Documentário
Chiaki Meimura é uma multiartista. Ela é autora, compositora, cantora, artista e empresária, a ponto de existir rumores como: “Chiaki Meimura não seria apenas uma única pessoa?”.
O segredo desconhecido da artista é revelado neste filme, e acabará abalando a paz no mundo inteiro! Uma obra que ultrapassa o limite entre documentário e a ficção.

追い風 (Oikaze)
TAILWIND
Direção: Ryo Anraku
Música: DEG
72 min / 2019/ Musical, Drama
DEG, um rapper de 28 anos, enfrenta qualquer adversidade com risos e ferindo a si mesmo, para não magoar o sentimento de outras pessoas. Sem qualquer reconhecimento como artista, dias de angústia se passam. Um dia, recebe a notícia do casamento de um amigo. E naquele momento fica sabendo que, Hikari, que sempre gostara de DEG, viria. Um drama humano que retrata com sensibilidade os conflitos de um rapper que vive no subúrbio de Tóquio.

GEEK BEEF BEAT
Direção: Sasami Torikawa
Música: Kitsunebi
55 min / 2019 / Musical, Comédia
Haruo Higashino, de 36 anos, é um homem péssimo em se expressar e que não encontra refúgio nem na sua própria casa ou no trabalho. Seu método de aliviar o estresse é criar rimas de rap na sua mente e gritar internamente, palavras que jamais seriam ditas na realidade. Até que um certo dia, uma crise atinge sua família.
Um drama que retrata de forma cômica, a história do protagonista e sua família, que descarrega toda a sua raiva diária através de seu rap mental.

ソウル・ミュージック (Souru myuujikku)
SOUL MUSIC
Direção: Masaki Soejima
Música: Teruyuki Oshima, Kazuaki Koyama, Yoshio Otani
30 min / 2019 / Comédia, Terror
Uma estranha carta chega no programa de rádio de um músico escrito: “Vamos compôr uma música com um fantasma?”. As duas personalidades buscam então, o maior vocalista (= espírito) e partem para o local assombrado. E como vai ser a produção musical com espíritos…
Uma aventura espiritual fora de série entre dois homens de meia-idade.

ビート・パー・MIZU (Biito Paa Mizu)
Beats Per MIZU
Direção: Miki Tomita
Música: Toketa Denkyu
30 min /2019 / Romance, Comédia
Sumiko, uma estudante universitária, possui uma habilidade especial de captar instantaneamente o ritmo das batidas (BPM) para tudo.
Um dia, surge diante dela um rapaz que mexe com seu coração e faz com que perca essa habilidade a ponto de não sentir as batidas (BPM) do seu próprio coração… Uma comédia romântica que retrata de forma cômica sobre a amplitude no sentimento do amor.

テラリウムロッカー (Terariumu rokkaa)
Terrarium Locker Room
Direção: Rika Katsu
Música: Micau Kamura
27 min /2019 / Romance, Drama
Momo, 26 anos de idade, enquanto executa sua rotina de escritório em silêncio, cultiva um terrário discretamente em seu armário, seu prazer secreto.
Ao conhecer um jardineiro misterioso, seu cotidiano vai mudando aos poucos… Um drama humano que descreve com sensibilidade as sutilezas dos sentimentos.

デッドバケーション (Deddo bakeeshon)
Dead Vacation
Direção: Kimi Yawata
Música: GALAXIEDEAD
30 min /2018 / Fantasia, Drama
Mitsuko, que acabara de terminar um relacionamento, e Keisuke, uma alma penada de um músico. Uma fantasia de verão que retrata o caminho até a resolução de pendências não resolvidas dos dois personagens.

ゆかちゃんの愛した時代 (Yukachan no aishita jidai)
my lovely days
Direção: Yun Hayama
Música: ℃-want you!
30 min / 2018 / Drama
É a última noite da era “Heisei”, dia 30 de abril de 2019. Duas personagens na casa dos 30 anos, que um dia formaram uma dupla de comediantes de “Manzai”. Elas estão numa cafeteria conversando sobre a trajetória de suas vidas desde a infância até o momento atual.
História de vida de duas pessoas que viveram uma era, a “Heisei”.

Comentários