Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

11.05.22

Japan Parade promove amizade entre EUA e Japão com desfile em Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque se prepara para a 1ª edição do Japan Parade, no dia 14 de maio, um evento recheado de apresentações culturais japonesas, com intuito de aumentar a visibilidade da comunidade nipônica local e promover a amizade entre os Estados Unidos e o Japão.

Com a participação de mais de 1.700 pessoas, o encontro reunirá grupos de dança e de artes marciais, além de shows musicais e a presença do ator e ativista da justiça social, George Takei, quem conduzirá o desfile a ser realizado ao longo do Central Park West, a partir das 13 horas do horário local.

O encontro estava programado para ser realizado em 2020, quando a população nipo-americana celebrava os 160 anos da primeira visita da delegação japonesa nos Estados Unidos, e o Japão sediaria os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Porém, o Japan Parade precisou ser adiado por conta da pandemia da Covid-19.

Este ano, os americanos comemoram o 150º aniversário da visita do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, Iwakura Tomomi, ocorrida em 1872, que resultou no desenvolvimento das relações Japão-EUA e deu origem ao consulado japonês em Nova Iorque.

  • Pretty Guardian Sailor Moon se apresenta no Japan Parade 2022 (Foto: Divulgação)
  • NYC Yosakoi team Kogyoku (Foto: Divulgação)
  • NYC Yosakoi team Kogyoku (Foto: Divulgação)
  • Alunos do Byakkokan Dojo ensaiam para o Japan Parade 2022 (Foto: Divulgação)

De acordo com dados do Census Bureau, analisados pelo Pew Research Center, a área de Nova Iorque possui a quarta maior população japonesa do país, ficando atrás de Honolulu, Los Angeles e São Francisco. Os descendentes de japoneses da região lutam contra a crescente onda de ataques anti-asiáticos durante a pandemia.

Apesar de o Japan Parade estrear em 2022, um outro evento chamado Japan Day é realizado anualmente no Central Park, para promover a cultura, a arte, as tradições e a culinária do Japão. Em 2021, o encontro foi realizado no formato online e o vídeo está disponível no Youtube. Conheça os grupos artísticos nipo-americanos que se apresentaram no Japan Day 2021!

Comentários