Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

18.04.18

Oficina de comida caseira japonesa ensina pratos típicos de Okinawa

A próxima edição da Oficina de Comida Caseira Japonesa está marcada para o dia 6 de maio, domingo, das 8 às 13 horas, na Vila Clementino. O objetivo do encontro é ensinar a comida do dia a dia dos japoneses, que têm longa vida por adotar uma alimentação saudável.

A cozinheira Marlene Fukushima prepara 7 receitas simples e saborosas, sendo 2 delas, pratos típicos da ilha de Okinawa: o goya chanpuru e o bolinho da felicidade, sata andagi.

Símbolo de Okinawa, o goya chanpuru é um refogado à base de carne de porco, tofu e goya. O tofu utilizado para este preparo é o shimadoufu, originário de Okinawa, bem mais firme e difícil de desmanchar que o momendofu, considerado o tofu mais firme encontrado nas outras regiões do Japão.

O goya, também conhecido como melão de São Caetano, ajuda a combater diabetes, câncer e é um dos fatores para a longevidade do povo okinawano.

Já o bolinho da felicidade ou sata andagi, vem das palavras do dialeto de Okinawa “sata” (açúcar), “anda” (óleo) e “agi” (frito), ou seja, um bolinho doce e frito, feito com farinha, açúcar mascavo e ovos, parecido com o bolinho de chuva brasileiro.

Para ser o verdadeiro sata andagi de Okinawa, o bolinho deve estar crocante e dourado por fora, macio e leve por dentro.

Dentre as demais receitas estão o gohan (arroz japonês), missoshiru com folhas de mostarda, sunomono (salada vinagrada) de pepino e wakame (alga marinha), peixe cozido com shoyu e berinjela assada.

Os pratos preparados pelos alunos, serão servidos no almoço para todos os participantes do curso, por volta de 13 horas.

Confira a programação do curso:

– Gohan (arroz branco japonês)
– Missoshiru (sopa de pasta de soja)
– Sunomo de pepino e wakame (salada avinagrada agridoce)
– Peixe cozido com shoyu (peixe mais fresco que tiver na época)
– Berinjela assada
– Goya champuru (refogado com tofu, carne e melão de São Caetano)
– Sata andagi (bolinho de Okinawa ou bolinho da felicidade).

6ª Oficina de Comida Caseira Japonesa, com Marlene Fukushima
Quando: 6 de maio, das 8 às 13 horas
Onde: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (próximo ao metrô Santa Cruz)
Investimento: R$ 310,00 (inclui apostila, ingredientes e almoço)
Inscrições:
E-mail: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
Sympla: https://www.sympla.com.br/oficina-de-comida-japonesa-caseira__259010 (tem taxa de administração, mas oferece 9 opções de pagamento)
Informações: (11) 9 7130-3335

Comentários