Yomitai – Estação Multimídia

Entrevistas

16.08.18

Lisa Ono comemora 60 anos da Bossa Nova ao lado de Paulo e Daniel Jobim, em São Paulo

A cantora paulistana Lisa Ono, popularmente conhecida no Japão por ser a principal difusora da bossa nova no país, esteve no Brasil para a gravação de um programa especial, em homenagem aos 60 anos da Bossa Nova, produzido pela NHK, a TV estatal japonesa.

Em São Paulo, Ono se apresentou, em 6 de agosto, no Bourbon Street Music Bar, localizado em Moema, zona sul da cidade, ao lado de Paulo e Daniel Jobim, filho e neto de Tom Jobim, respectivamente, com o concerto “Sounds of Brazil”, recentemente realizado no Blue Note Tokyo, no Japão.

– Me chamaram para fazer essa gravação junto com o Paulinho e o Daniel, para celebrar 60 anos de Bossa Nova e a gente fez um show no Japão, no Blue Note. Já comemoramos lá e agora estamos comemorando aqui – explicou Ono.

Nascida na cidade de São Paulo, a cantora conta que a música sempre esteve presente em sua vida por influência do pai, que tinha uma casa noturna, com música ao vivo.

– Sempre assistia aos ensaios e quando fui para o Japão, com 10 anos, fiquei com muita saudade do Brasil. Ficava escutando discos brasileiros e aí, comecei a tocar violão, a cantar, foi tudo natural – lembrou a cantora.

Já radicados no Japão, Lisa conta que seu pai abriu uma casa de jazz em Tóquio, chamada Saci-Pererê, e ela passou a estudar música e a tocar por lá, além de outras casas de jazz, quando surgiu a oportunidade de gravar seu primeiro álbum.

A bossa nova já era conhecida no Japão, através do músico japonês, Sadao Watanabe, que com base no jazz, fazia diversos experimentos com outros estilos musicais, além de colaborações com artistas de várias localidades do mundo.

– Sadao Watanabe foi quem levou primeiro a bossa nova para o Japão. Muita gente que gostava de bossa nova era fã de jazz. Depois começou a onda do world music no Japão e as pessoas começaram a ouvir diversos tipos de músicas – contou Ono.

O ano de 2018 é marcado por duas comemorações importantes para o contexto desta reportagem: os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e os 60 anos da Bossa Nova. Ono comentou sobre as celebrações do ano, começando pelo sentimento que carrega pelo estilo musical brasileiro:

– Eu aprendi muito com a bossa nova e estou muito feliz de estar no Brasil. Fazia tempo que não vinha fazer show aqui, porque minha carreira sempre foi no Japão, e agora, ao lado de Paulinho e Daniel, é uma felicidade só – disse.

E, perguntada se os japoneses sentem a forte ligação entre Brasil e Japão, como ocorre por aqui, vistos os diversos eventos de cultura japonesa em nosso país, Ono respondeu:

– Eu acho que sim, inclusive, o embaixador e a embaixatriz do Brasil, no Japão, têm feito muitos projetos por lá, e vem se relacionando muito com as pessoas, para mostrar o lado bom do Brasil, e eu acho muito bom – completou.

A gravação do show, realizado em São Paulo, será exibida na TV NHK, do Japão, em dezembro de 2018.

Comentários