Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

18.10.18

12ª Grande Exposição de Arte Bunkyo reúne obras de novos talentos nikkeis

Com homenagens a consagrados artistas plásticos, a 12ª edição da Grande Exposição de Arte Bunkyo acontece entre os dias 21 e 28 de outubro, no Espaço Cultural Bunkyo, com cerimônia de premiação dos artistas em destaque no dia 20, às 15 horas.

A mostra reúne 147 artistas e apresenta 258 obras selecionadas, criações inéditas em diversas técnicas de artes e homenageará os 50 anos da Arte Craft no Brasil, além dos 110 anos da imigração japonesa no país.

– O evento tem o firme propósito de revitalizar nossas raízes históricas, bem como contribuir para a descoberta de novos talentos nas artes, acolher pessoas de várias etnias e atuar para o fortalecimento do relacionamento Brasil-Japão – conta Leo Ota, presidente da Comissão de Artes Plásticas, Arte Craft, e Museu de Arte Bunkyo.

Entre os homenageados estão o pintor e escultor Yutaka Toyota, a ceramista Shoko Suzuki, a especialista em tingimento natural Hisako Kawakami e o especialista em arte em metal Nobuyoshi Mitsuhashi.

O evento marcará, também, a comemoração dos 50 anos da Exposição de Arte Koguei no Brasil, atualmente denominada Arte Craft, que de forma inédita reuniu técnicas e artes aprendidas no Japão e trazidas pelos imigrantes japoneses.

Dentre as técnicas de artes expostas na mostra Arte Craft, estão:

Cerâmica de alta temperatura, que aqui envolve diferentes técnicas de modelagem (como paleteado) ou de forno (anagama, noborigama e elétrico) que influenciam no resultado final da peça.

Oshibana-ê (técnica de prensar pétalas de flores e folhas para nivelar e excluir umidade, depois usadas decorar objetos ou como matéria-prima para obras de arte).

Roketsuzome (técnica que usa cera aplicada sobre têxteis para se criar resistência à tinta, apresentando um design único com a rachadura irregular da cera durante o tingimento).

Shibori (técnica japonesa de criar resistência à tinta por costura, dobra, torção e amarração em áreas no tecido que não receberão cor durante o tingimento, produzindo padrões).

Shippo yaki (técnica que usa pós de vidro sobre base de metal e promove sua fusão por meio de altas temperaturas).

Tingimento natural (técnicas baseadas no conhecimento tradicional japonês para preparar a fibra, extrair pigmentos vegetais e fixar sua cor usando elementos naturais).

Washi-ê (arte que utiliza como matéria papéis artesanais confeccionados com fibras de plantas e explora as diferentes texturas, cores e nuances destes papéis; que desfiados, dobrados e justapostos resultam em obras que vão do figurativo ao abstrato).

Feltragem manual (processo de pressão e fricção manual das fibras, que se condensam e entrelaçam, produzindo uma espécie de tecido).

Fusing (técnica usada para juntar peças de vidro fundindo-as).

Korean patchwork (trabalho com retalhos quadrados e retangulares que são reunidos de forma livre, formando um padrão).

Na ocasião, o público poderá apreciar obras de artistas nikkeis, que participaram da exposição “Arte Contemporânea Nipo-Brasileira”, em junho deste ano, no espaço cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Confira a lista de premiados da 12ª Grande Exposição de Arte Bunkyo:

ARTE CRAFT
Ouro: Guilherme Zoldan
Prata: Alice Yokote e Stela Sóter
Bronze: Madalena Almeida, Young Ju Kim e Kazuko Iwai
Menção Honrosa: Darly Pellegrini, Iná Uehara e Mirian Tatsumi

PREMIADOS ARTE CONTEMPORÂNEA
Grande Prêmio: Marcos Shigueo Akasaki
Ouro: Juliane Mai
Prata: Marli Takeda e Paulette Vaisberg Gerecht
Bronze: Alcides Afonso Louro Filho, Marcio Faria e Natércia Veridiana da Silveira Rodrigues
Menção Honrosa: Cintia Kabata Nakada, João Emilio Gerodetti, Kunio Shigueoka, Luise Crishan, Marcos Ryo Hashimoto e Marina Massae Aikawa

ARTE BITEN
Ouro: Sakuko Miyashita
Prata: Dalton Massamitsu Sesoko e Hikoji Yamada
Bronze: Ayumi Ono, Miho Ishihara e Walter Handro
Menção Honrosa: Jesus Maria Varela Alonso, M. Clarice Sarraf e Walter Caldeira

12ª Grande Exposição de Arte Bunkyo
Inauguração: 20 de outubro de 2018, das 15 às 19 horas
Período: 21 a 28 de outubro de 2018
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Sábado e domingo, das 10h às 17h (último dia, das 10h às 15h)
Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)
Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo – SP
Informações: (11) 3208-1755 | matsuri@bunkyo.org.br

Comentários