Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

01.02.23

Exposição Calendários Japoneses celebra Dia Nacional da Fundação do Japão

Para comemorar o Dia Nacional da Fundação do Japão, em 11 de fevereiro, e o aniversário do Imperador Naruhito, no próximo dia 23, o Consulado Geral do Japão em São Paulo promove a Exposição Calendários Japoneses, entre 2 e 28 de fevereiro no Shopping Center 3, em São Paulo, com entrada gratuita.

A mostra proporcionará uma espécie de imersão na cultura japonesa em que o público terá a oportunidade de conhecer os rituais populares praticados no decorrer do ano. Essas tradições serão representadas por 12 maquetes de madeira e outras 12 de papel, como um retrato das celebrações que remontam a uma cultura milenar.

Entre os destaques da programação está a cerimônia Mame Maki, realizada em fevereiro, popularmente conhecida como Setsubun. A prática visa afastar maus agouros, jogando sementes de soja sobre as casas aos gritos de “demônios para fora e boa fortuna para dentro”.

Em abril, ocorre outro importante evento japonês com o desabrochar das flores de cerejeiras, um fenômeno que inicia no sul do país, a região mais quente do Japão, e termina no norte, onde o clima é mais frio. A atração reúne milhares de pessoas de todo o arquipélago japonês e turistas estrangeiros.

A exposição também apresentará os Patrimônios Históricos da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em solo japonês. Entre eles haverá a maquete do Himeji-jo, um castelo contruído em 1333, localizado na cidade de Himeji, em Hyogo.

O templo Kiyomizu-dera, de Kyoto, foi fundado no século 8 e também poderá ser visto na mostra. Seu nome significa Templo da Água Pura e acredita-se que as pessoas que beberem a água da cachoeira localizada na área inferior do templo, terá saúde e vida longa.

Além das maquetes, o evento contará, ainda, com workshops de origami para até nove participantes. As aulas serão ministradas por um especialista da loja Ki Origami, aos sábados e domingos, em quatro horários:

1ª sessão: 14h00 as 14h45
2ª sessão: 15h15 as 16h00
3ª sessão: 16h30 as 17h15
4ª sessão: 17h30 as 18h15

No dia 5, haverá uma apresentação do grupo de taiko, Shinkyo Daiko, às 15 horas, e no dia 12, também às 15 horas, o público poderá conferir uma exibição do grupo Kaizen Karate Kyodai, com demonstrações da arte marcial japonesa.

  • Festival Japonês
  • Tsukimi, o apreciar da Lua, ocorre em setembro no Japão
  • Tanabata, Festival das Estrelas, ocorre em julho no Japão
  • Castelo de Himeji, em Hyogo, no Japão
  • Setsubun, cerimônia para afastar maus agouros ocorre em fevereiro no Japão
  • Nyugakushiki, o início do ano letivo japonês ocorre em abril no Japão

Exposição Calendários Japoneses
Quando: 2 a 28 de fevereiro de 2023
Horários: segunda a sábado, das 8 às 22 horas, domingos e feriados, das 10 às 22 horas
Onde: Shopping Center 3 (corredor Frei Caneca – piso Augusta)
Endereço: Avenida Paulista, 2.064 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Informações: (11) 3285-2458
Entrada gratuita

Comentários