Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

04.10.21

Kazuo Wakabayashi comemora 90 anos com exposição em São Paulo

Para celebrar os 90 anos, completados no último dia 1º de maio, o conceituado artista plástico japonês, Kazuo Wakabayashi estreia a exposição “Wakabayashi, Mestre da Pintura Nipo-Brasileira” em 8 de outubro, no Espaço Arte M. Mizhari, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo.

A mostra tem curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, coordenação de Ely Iutaka e produção de Hiro Kai e estará em cartaz até o dia 22 de outubro, com entrada gratuita de segunda a sexta, das 10 às 19 horas, e sábados das 10 às 15 horas.

O artista recebeu os primeiros ensinamentos de pintura ainda na escola primária, em 1941. Vinte anos depois, quando chegou ao Brasil, já atuava profissionalmente com participação em diversos salões de arte no Japão, mostras coletivas, além de ter recebido algumas premiações em seu país natal, pelo reconhecimento de sua arte.

Wakabayashi aportou no Brasil a bordo do America Maru, em Santos, com uma carta de apresentação escrita pelo pintor Waichi Tsutaka, dirigida à Manabu Mabe e Tomie Ohtake, que o receberam e, em seguida, apresentaram a diversos amigos da comunidade japonesa e galeristas, o que contribuiu para sua integração no país.

Na época, Kazuo Wakabayashi trabalhava com pinturas abstratas, justamente quando o abstracionismo informal estava em alta no Brasil. Suas obras passaram a ser admiradas por críticos, permitindo que fossem aprovadas para serem expostas, de forma coletiva e individual, em salões e galerias de todo o país e no exterior. Anos mais tarde, em 1987, o artista recebeu o Prêmio Itamaraty, na 9ª Bienal de São Paulo.

As obras abstratas de Wakabayashi representavam a configuração de formações geológicas constituídas por uma única rocha, que se eleva a partir de uma base. Muitas vezes, suas pinturas levavam meses para serem concluídas, devido à complexidade do processo, que reúne técnica elaborada e poética intensa.

– Ele é, seguramente, uma das expressões mais atas da pintura nipo-brasilera, um mestre em seu ofício – exalta Enock Sacramento, curador da mostra.

A mostra é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e obedece às medidas de segurança sanitária. O público interessado em visitar a exposição deverá realizar agendamento pelo Sympla. A lotação é de 10 pessoas por sessão para evitar aglomerações.

Wakabayashi, mestre da pintura nipo-brasileira 
Onde: Espaço Arte M. Mizhari – Rua Peixoto Gomide, 1757 – Jardim Paulista, São Paulo, SP
Quando:  De 8 a 22 de outubro
Horário: De segunda a sexta, das 10 às 19 horas e sábados, das 10 às 15 horas 
Informações:  (11) 94105-8449
Entrada gratuita: ingressos via Sympla (https://bit.ly/wakabayashiexpo)

Comentários