Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

14.08.18

Sachio Negawa aborda curiosidades sobre viagem dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil

Com uma abordagem diferente, o historiador japonês, Sachio Negawa, ministra a palestra “Rumo ao Brasil a bordo da terceira classe: as experiências dos imigrantes japoneses”, dia 1º de setembro, às 15 horas, no auditório do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Na ocasião, o pesquisador revelará as experiências vividas pelos imigrantes japoneses, a bordo dos navios Kasato Maru, Ryojun Maru, Santos Maru, Buenos Aires Maru, Burajiru Maru, entre outros, que trouxeram os primeiros japoneses ao Brasil, entre 1908 e 1941.

Trata-se de uma apresentação cheia de ilustrações, que proporcionam uma viagem no tempo e o conhecimento do público sobre as travessias dos mares, as quais geraram histórias e lembranças que unem famílias até os dias de hoje.

Dentre os assuntos abordados no encontro, estão algumas curiosidades sobre quem eram os viajantes que seguiam a bordo dos navios, além dos trabalhadores das províncias japonesas, e ainda os tipos de embarcações, os períodos das viagens e detalhes sobre a vida durante a travessia.

Dados da pesquisa “Perspectiva do Processo de Civilização”, vista através de navios de emigração, como Tempo e Espaço Transnacional e Mídia, realizada com auxílio do programa JSPS Grant-in-Aid for Scientific Research, também serão divulgados na palestra.

Sobre Sachio Negawa

O historiador e pesquisador Sachio Negawa nasceu em Osaka (Japão), em 1963, é especialista em estudos de migração, autor do livro Burajiru Nikkey Imin no Kyoikushi (História da Educação de Imigrantes Japoneses no Brasil, Tóquio, MISUZU-Shobô, 2016) e um apaixonado pela MPB.

Veio ao Brasil em 1996, quando também percorreu outros países sul-americanos, obteve o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Japonês (FFLCH), da Universidade de São Paulo, em 2001, e professor de Literatura Japonesa, Sociedade Japonesa Contemporânea e outras disciplinas, na Universidade de Brasília, entre 2002 e 2014.

Após 16 anos no Brasil, retornou ao Japão e obteve o título de doutor pela Universidade Nacional Sôkendai (The Graduate University for Advanced Studies). Atualmente é Research Fellow do Nichibunken (International Research Center for Japanese Studies), em Quioto.

Negawa é, ainda, coordenador do projeto “Pesquisa histórica da civilização vista através de navios da imigração como tempo e espaço transnacional”, apoiado pela Sociedade Japonesa para Promoção da Ciência.

Para participar deste evento gratuito, é preciso efetuar inscrição prévia, através do e-mail: m.souto@museudaimigracao.org.br. As vagas são limitadas.

“Rumo ao Brasil a bordo da terceira classe: as experiências dos imigrantes japoneses”, com o Prof. Sachio Negawa
Quando: 1º de setembro, às 15 horas
Onde: Auditório do Museu da Imigração do Estado de São Paulo – Rua Visconde de Paranaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo – SP
Entrada gratuita e vagas limitadas
Inscrições: m.souto@museudaimigracao.org.br
Informações: (11) 2692-1866

Comentários