Yomitai – Estação Multimídia

Gastronomia

23.03.22

Natsuko Shoji: da mais cobiçada confeiteira do Japão à melhor chef da Ásia

A chef Natsuko Shoji foi nomeada a Melhor Chef Feminina da Ásia 2022, pela premiação anual dos 50 Melhores Restaurantes da Ásia, promovido por S.Pellegrino & Acqua Panna, evento que reconhece grandes talentos da gastronomia asiática desde 2013.

A grande premiação, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Academia, está marcada para o dia 29 de março, porém, vencedores de algumas das modalidades estão sendo divulgados entre fevereiro e março.

O primeiro reconhecimento de destaque de Natsuko Shoji veio em 2020, quando recebeu o prêmio de Melhor Chef de Confeitaria da Ásia, pela mesma Academia. Através de sua dedicação e esforço constantes, Natsuko se tornou a primeira chef feminina a conquistar os títulos desde o início da premiação.

Em 2014, a confeiteira abriu sua primeira loja de doces chamada Été, localizada no bairro de Shibuya, em Tóquio. Por lá a jovem desenvolveu sua linha de bolos inspirados na moda. Em suas criações, Natsuko utilizava combinações sazonais de castanhas, mangas e pêssegos e prestava homenagem à marcas de grife, como a Louis Vuitton, por exemplo.

  • Natsuko Shoji é nomeada Melhor Chef Feminina da Ásia 2022 (Foto: Divulgação)
  • Sobremesa criada pela chef Natsuko Shoji (Foto: Divulgação)
  • Fachada da Été, restaurante da chef natsuko Shoji (Foto: Divulgação)
  • Área interna do restaurante Été (Foto: Divulgação)
  • Sobremesa criada pela chef Natsuko Shoji (Foto: Divulgação)

Ao longo de sua trajetória, Natsuko carrega importantes experiências como a oportunidade de trabalhar como aprendiz no moderno restaurante francês Florilege, o qual possui duas estrelas Michelin e atualmente ocupa o 7º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da Ásia. Cerca de três mais tarde, o chef-proprietário da casa, Hiroyasu Kawate, a promoveu para sous-chef, o profissional que substitui o chef em sua ausência.

Em 2015, a loja de bolos e tortas se transformou em um restaurante de atendimento limitado, com apenas duas sessões por dia em uma mesa para seis pessoas. No início, o acesso ao cardápio da chef era restrito a convidados ou visitas ilustres, como a do ex-jogador David Beckham. Atualmente, as reservas são abertas ao público em geral, mas ainda é algo bastante competitivo.  

O menu de degustação da Été é composto por 10 pratos elaborados pela chef, com combinações de doces e salgados. Natsuko inclui ingredientes japoneses especiais, como uma porção de ayu (doce japonês) recriada como um taco, torta de ouriço-do-mar com gema de ovo curada e presunto Junhua e, ainda, o mille feuille, a sua mais popular criação com camadas de massa folhada, recheada com mousse de chalota e picles de groselha, coberta com caviar.

Com os prêmios, Natsuko quer provar que é possível abrir um negócio próprio, mesmo que se tenha pouquíssimos recursos. Além disso, seu desejo é inspirar outras mulheres, já que poucas profissionais da área possuem seu próprio restaurante no Japão. A última novidade referente à chef, é que ela acaba de ser indicada ao Top 100 | The Best Chef 2022, a premiação que elege os melhores chefs do mundo.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre Natsuko Shoji:

Comentários