Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

09.12.15

Bruno Teruia fala de suas experiências no Japão, além da realização de um sonho

No início do ano, a Embaixada do Japão no Brasil nomeou o publicitário Bruno Hitoshi Teruia como o vencedor do concurso, que elegeu a logomarca oficial dos 120 anos de Amizade entre Brasil e Japão.

Amante da cultura japonesa, Bruno se inscreveu para concorrer a uma bolsa de estudos e, atualmente, está em Naha, capital de Okinawa, estudando japonês, sanshin (instrumento típico de Okinawa), shodô (caligrafia japonesa com pincel e nanquim), touguei (arte em cerâmica), sousaku eisá (taikô de Okinawa), além de mangá e bingata (método de tingir tecidos).

A relação de Bruno com a cultura japonesa vem desde criança, quando aprendeu um pouco do idioma local. Tempos depois, o também designer gráfico passou a realizar trabalhos voluntários em eventos da cultura japonesa, praticou taikô de Okinawa com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, lutou karatê e aprendeu a tocar shamisen.

Descendente de Okinawa, Bruno Teruia conta que uma das experiências mais marcantes de sua vida aconteceu no ano de 2008, quando esteve no Japão para trabalhar e teve a oportunidade de conhecer suas origens de uma forma bastante especial:

– Combinei com minha prima e meu tio, que também estavam no Japão, e meu padrinho e minha avó, que estavam no Brasil, de irmos para Okinawa. Para mim foi a realização de um sonho somente de ir para Okinawa, mas ir com minha obá (avó) foi uma das melhores experiências da minha vida. Sempre me emociono ao relembrar, pois eu penso que conhecer o lugar onde minha obá nasceu e, ainda por cima, junto com ela, não tem palavras que descreva.

O publicitário destacou suas impressões sobre o Japão, principalmente quando se trata da segurança existente no país.

– O Japão é extremamente organizado e é muito prático viver aqui, mesmo não sabendo falar japonês. Outro fator que me faz refletir bastante é sobre a segurança, pois no Brasil fico indignado por ser obrigado a viver com medo de andar nas ruas. No Japão, me sinto muito seguro – explicou Teruia.

Com tantas experiências ligadas a cultura japonesa, o autor do logotipo oficial dos 120 anos de Amizade Brasil-Japão tem a intenção de realizar projetos culturais relacionados ao Japão.

– Tenho o objetivo de criar uma marca de roupas relacionada a cultura okinawana, para que as pessoas conheçam melhor as peculiaridades desta ilha. Outro projeto que penso em criar é de um blog para postar notícias e dicas para ajudar futuros bolsistas, que pretendem vir para o Japão – contou.

O publicitário revela que seu gosto pelas produções artísticas japonesas se deve ao fato de que, geralmente, elas transmitem mensagens sobre sonhos e amizade. No âmbito musical, Bruno conta que sua música preferida é “Sanshin no hana”, de sua banda favorita chamada Begin, originária de Okinawa.

Comentários