Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

09.05.22

Concurso de mangá do Japão recebe inscrições do mundo inteiro

A 31ª edição do Manga Koshien, o Concurso Nacional de Mangá do Ensino Médio realizado na cidade de Kochi, região oeste do Japão, tem uma grande novidade: as inscrições poderão ser realizadas por participantes do mundo todo, até o dia 31 de maio.

A novidade foi anunciada em coletiva de imprensa, realizada em 8 de abril, por Ryo Yoshimura, integrante do Comitê Promocional de Manga Kingdom Tosa, organizadora do concurso em conjunto com o governo da província de Kochi.

– Decidimos os temas através de uma perspectiva global, à medida que expandimos as áreas de participação para cobrir o mundo inteiro – revelou Yoshimura, que pediu aos artistas iniciantes que mostrem seu potencial visando conquistar o primeiro lugar na competição.

Os temas escolhidos para esta edição do campeonato são “detritos espaciais” e “infinito”. Em anos anteriores, apenas os mangakás estrangeiros da Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan podiam se inscrever no Manga Koshien.

As informações detalhadas sobre o concurso podem ser encontradas neste link. De acordo com o documento, apenas uma equipe por escola, composta por 3 a 5 membros, poderá enviar seu trabalho de mangá até 31 de maio.

A organização fará a triagem preliminar e escolherá 33 equipes, em evento no dia 14 de junho. As equipes escolhidas ganharão vaga para a rodada principal, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho, em Kochi, com transmissão ao vivo pela plataforma de compartilhamento de vídeos, Niconico.

Além do evento principal, haverá o Manga Koshien Online, uma segunda oportunidade para que os artistas participem do concurso, de forma remota, fazendo desenhos em tempo real sobre os mesmos temas, que serão julgados separadamente durante a rodada principal.

Esta é a grande chance de os artistas mostrarem seus talentos, pois todos serão observados por grandes editoras de mangá do Japão e, quem sabe, poderão realizar o sonho de se tornar um mangaká profissional! Clique aqui e acesse a versão em inglês do portal.

Confira as principais informações do regulamento:

Datas do evento:

Rodada preliminar: 14 de junho de 2022 (terça-feira)
Local: Centro de Promoção de Direitos Humanos da Prefeitura de Kochi
Rodada principal: 30 e 31 de julho de 2022 (sábado e domingo)
Local: Kochi Jibasan Center

Elegibilidade:

– Alunos do ensino médio, alunos do 2º semestre do ensino médio, alunos de anos superiores de escolas especiais, alunos até o 3º ano de faculdades técnicas e estudantes cujos anos de estudo em escolas de treinamento especial e escolas profissionais correspondam aos do ensino médio;
– Estudantes do exterior que sejam equivalentes ao item acima;
– Apenas uma equipe por escola poderá participar;
– Cada equipe deve ser composta por três a cinco alunos e um funcionário que seja responsável por acompanhar a equipe;

*A participação de alunos que não se enquadrem nos critérios acima será determinada pela organização por meio de discussão.
*Caso uma equipe não for composta por três a cinco membros, ela poderá ser desclassificada.

  • Manga Koshien recebe inscrições de artistas do mundo inteiro (Foto: Divulgação)
  • Cartaz da 31ª edição do concurso Manga Koshien
  • Estudantes do Ensino Médio participam do Manga Koshien, em Kochi (Foto: Divulgação)
  • Manga Koshien escolherá 33 equipes para a rodada principal (Foto: Divulgação)
  • Pela primeira vez, o concurso receberá inscrições dos quatro cantos do mundo (Foto: Divulgação)
  • Manga Koshien é realizado desde 1992, na província de Kochi (Foto: Divulgação)

Comentários