Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

05.05.22

Kodomo no Hi integra a Golden Week, semana cheia de feriados no Japão

O Dia das Crianças ou Kodomo no Hi é comemorado no dia 5 de maio, no Japão, e integra a Golden Week, a semana dourada composta por quatro feriados nacionais. O feriadão permite que o povo japonês usufrua de um período prolongado de descanso, momento bastante raro no país.

As tradições e costumes dos samurais simbolizam o Kodomo no Hi, através de decorações com bonecos, capacetes, espadas e outros objetos que representam as batalhas dos samurais e que são utilizados para a preparação futura dos meninos.

O Koinobori é um dos principais elementos que compõem as celebrações do Dia das Crianças, no Japão. Trata-se de uma flâmula de carpas, normalmente utilizada para decorar o quintal das casas. No folclore japonês, as carpas simbolizam força e determinação do filho mais velho das famílias.

A data também é representada por personagens que fazem parte do folclore japonês, como:  Kintaro, um samurai da Era Heian, Momotaro, um herói que destruiu os demônios da ilha de Onigashima, e Shoki, o exterminador de fantasmas e espíritos malignos.

Outro símbolo curioso é o chamado Shoubu, a flor de Íris que possui formato semelhante ao de uma espada e que costuma ser colocada nas casas para afastar o mal. No século XII, ela era utilizada no banho dos meninos, com intuito de oferecer um espírito aguerrido.

E como toda comemoração que se preze, a comida servida nesta data também é especial. Os pais oferecem o chimaki, bolinhos de arroz embrulhados com folha de bambu, e o kashiwa mochi, outra espécie de bolinho de arroz, porém, estes são recheados com doce de feijão e envoltos em folhas de carvalho, representando a força e a prosperidade.

Comentários