Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

19.04.22

Fujiko A. Fujio, co-autor de Doraemon, morre aos 88 anos no Japão

Motoo Abiko, mais conhecido pelo pseudônimo Fujiko A. Fujio e um dos autores de mangá mais renomados do Japão, faleceu no dia 7 de abril, aos 88 anos. O mangaká foi encontrado sem vida em sua residência, localizada na cidade de Kawasaki, na província de Kanagawa.

Em 1951, Abiko e seu amigo de infância, Hiroshi Fujimoto, mudaram-se para Tóquio e firmaram uma parceria de trabalho. Anos depois, em 1954, formaram a dupla de nome Fujiko Fujio e conquistaram grande sucesso com as séries infantis Doraemon e Obake no Q-tato.

Com o passar do tempo, Motoo Abiko passou a se dedicar à obras voltadas para o público adulto. Os primeiros quadrinhos independentes do artista foram Ninja Hattori-kun e Kaibutsu-kun (Little Monster, título em inglês), publicados em 1964 e 1965, respectivamente. Ambas as obras fizeram grande sucesso e ganharam adaptação para animação, filme e jogo.

Outro título de mangá que ganhou uma versão em anime foi Warau Serusuman (The Laughing Salesman, em inglês), que conta a história de Fukuzou Moguro, um vendedor sorridente e, ao mesmo tempo, bastante misterioso. Ele se apresenta como alguém que pretende preencher o vazio da alma de pessoas solicitárias. A animação está disponível na Crunchyroll.

Comentários