Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

25.04.22

Japoneses criam hashis elétricos que realçam o sal dos alimentos

O professor Homei Miyashita, da Universidade Meiji, em parceria com a fabricante de bebidas Kirin Holdings Co, desenvolveu hashis elétricos que realçam o sal dos alimentos. A inciativa pretende auxiliar na diminuição do sódio nos alimentos, favorecendo a saúde das pessoas.

A tecnologia faz com que correntes elétricas fracas transmitam íons de sódio através dos talheres japoneses, que vão da comida para a boca e, assim, criam a sensação de um sabor salgado nos alimentos. Os estímulos elétricos são feitos a partir de um minicomputador alocado em uma pulseira.

O objetivo do aparelho é fazer com que a população japonesa consuma menos quantidade de sódio em suas refeições, já que a dieta tradicional do país favorece maior consumo de alimentos salgados, com média aproximada de 10 gramas de sal por dia, duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

O consumo de sódio acima do indicado pela OMS pode causar problemas de saúde, como hipertensão sanguínea, derrames, entre outros. Por conta disso, Miyashita criou a tecnologia para evitar que as pessoas deixem de consumir seus alimentos favoritos.

– Se tentássemos evitar ingerir sal da forma convencional, teríamos que aguentar a pena de cortar nossas comidas favoritas da dieta – disse o professor.

De acordo com Homei Miyashita e a Kirin, o protótipo dos hashis elétricos ainda estão em processo de refinamento. A ideia é que o produto seja comercializado no início de 2023.

No final do ano passado, Miyashita divulgou outro protótipo de produto inovador, que mexe com os sentidos dos humanos. Ele desenvolveu uma espécie de TV com sabor, que possibilita que as pessoas experimentem algo inusitado, como comer em um restaurante localizado do outro lado do mundo, sem sair de casa.

O Taste The TV, nome dado ao aparelho, possibilita uma combinação de sabores que dá origem a um alimento específico e, a partir disso, as pessoas lambem superfícies aleatórias do dispositivo para sentir o gosto. Para que a experiência seja segura, Homei Miyashita criou uma tecnologia em que o plástico envolvido na superfície em contato com a língua, é trocado a cada novo usuário. O valor estimado do produto é de US$ 870.

  • Homei Miyashita desenvolve hashis elétricos que realçam o sal (Foto: Issei Kato)
  • Homei Miyashita desenvolve hashis elétricos que realçam o sal (Foto: Issei Kato)
  • Homei Miyashita desenvolve hashis elétricos que realçam o sal (Foto: Issei Kato)
  • Taste the TV, criado por Miyashita, divulgado em dezembro de 2021 (Foto: Kim Kyung-Hoon)

Comentários