Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

06.02.18

Marlene Fukushima ensina a arte da comida caseira japonesa

A cozinheira Marlene Fukushima, proprietária do buffet Hanayori, reuniu 27 apreciadores da culinária japonesa para ensinar a comida caseira nipônica, num domingo, às 8 horas da manhã: sim, era uma cozinha lotada!

Está foi a quarta edição da Oficina de Comida Caseira Japonesa, em que Fukushima dá preciosas dicas para ninguém falhar na hora de fazer os pratos do dia a dia e, ainda, revela algumas curiosidades sobre a cultura do Japão.

– A comida japonesa foi considerada patrimônio imaterial da humanidade. Isso significa que a comida japonesa tem respeito pela natureza, pois se come na época e na quantidade certa, o visual é todo bonitinho – explicou Marlene.

No Japão, cada tipo de alimento é servido em pequenos potes separadamente e, a cada estação, mudam-se as estampas e as cores desses potes:

– É muito legal. Em restaurantes bem tradicionais do Japão, os potes são diferentes, não é repetido e demonstra a estação do ano. Se está no outono, a estampa é de outono, por isso é patrimônio imaterial. Fiquem orgulhosos por saberem cozinhar comida japonesa!

Durante a aula, Marlene permite que os alunos coloquem a mão na massa, enquanto ensina os cuidados necessários para o preparo dos pratos orientais.

Neste encontro, a cozinheira montou uma combinação de pratos de verão, aproveitando a atual estação do ano, incluindo uma sobremesa.

Veja o cardápio:

• Hyashi somen (macarrão somen frio)

• 2 tipos de tempurá (berinjela e camarão)

• Oniguiri (ume e salmão salgado)

• Usuyaki (omelete japonesa picadinho)

•Tsukemono de goya (conserva à moda de Okinawa)

• Sobremesa mizuyookan de matcha (gelatina de chá verde)

Após o preparo dos pratos, os alunos puderam experimentar todos os itens que fizeram em conjunto, em um almoço farto e delicioso.

Enquanto os participantes da oficina saboreavam a comidinha caseira, Marlene demonstrou como se monta uma refeição da mesma forma como os pratos são apresentados no Japão.

– Os japoneses são muito certinhos. As quatro estações são definidas, então a comida também muda junto e não é só isso, as roupas, as estampas, as cores, tudo muda totalmente – disse Marlene.

A cada oficina, Marlene procura reunir receitas com itens da estação vigente, acompanhando o costume dos japoneses de seguir a sazonalidade dos alimentos para o preparo das refeições durante o ano.

A professora já prepara a próxima edição da oficina para 11 de março, com cardápio de outono. Para informações sobre novas turmas, entre em contato por e-mail: cursos@kaminaricomunicacao.com.br

 

Comentários