Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

14.06.19

Miyama Hiroshi prepara shows recheados de intervenções artísticas em São Paulo

Recém-desembarcados no Brasil, Miyama Hiroshi, Matsumae Hiroko e Nakamura Hitomi se apresentaram à imprensa na manhã desta sexta-feira, para a entrevista coletiva, realizada no Nikkey Palace Hotel, na Liberdade.

Durante cerca de 50 minutos, os cantores que interpretam o estilo enka, ou seja, a música tradicional japonesa, falaram sobre o Brasil, os shows em São Paulo e o que conhecem da história da imigração japonesa no país em que visitam pela primeira vez.

– Sabemos que há muitos japoneses pelo mundo afora e saber que no Brasil existem tantos assim, eu, como japonês, fico muito feliz e orgulhoso e sinto uma gratidão enorme por aqueles que deixaram a base para que isso ocorresse. Fomos recebidos com tanto calor e carinho e tenho certeza de que é por conta disso – disse Miyama.

O cantor, nascido na província de Kochi, falou sobre o conterrâneo Ryo Mizuno, conhecido como pai da imigração japonesa no Brasil:

– Pesquisei a história de Ryo Mizuno e fiquei impressionado pelo fato de uma pessoa que era tão próxima a mim, ter conseguido algo tão grandioso, uma obra dessa magnitude. Através disso, senti um elo inexplicável e maravilhoso e quero apresentar a todos sobre meu país, sobre Kochi.

Uma das cantoras mais populares do Japão e mestre de Miyama Hiroshi, Matsumae Hiroko adiantou o que preparou para os fãs brasileiros, que esgotaram os ingressos para as duas sessões dos shows do trio, marcados para o próximo domingo, no Auditório do Bunkyo.

– Vim com o sentimento de mostrar a música japonesa a todos os brasileiros, para sentirem, de perto, a maravilha da música tradicional, o enka. Não conheço muito sobre o Brasil, mas vi que é um país de cidades vibrantes e iluminadas e gostaria de cantar com esse sentimento – explica.

Prima de Kitajima Saburo, Matsumae revelou um desejo do cantor e compositor, que é considerado um dos maiores representantes da música enka da atualidade.

– Quando disse que viria ao Brasil, ele ficou contente e disse que, quando esteve aqui, deixou plantada uma árvore e que gostaria de saber como ela está, talvez tenha secado ou crescido bastante, mas me pediu que levasse notícias dessa árvore – conta.

Perguntada sobre o que conhece do Brasil, Nakamura Hitomi contou que, no passado, teve a oportunidade de conhecer alguns brasileiros, em um festival internacional de música.

– Há 8 anos, quando fiz minha estreia na música, encontrei artistas brasileiros que cantaram em um japonês muito bonito. Eram pessoas que não conseguiam conversar na língua japonesa, mas que conseguiam cantar maravilhosamente e fiquei encantada e emocionada com isso – lembra.

Entusiasmado com a estada no Brasil, Miyama Hiroshi, que também é embaixador de kendama (brinquedo tradicional japonês) em Kochi, chega para surpreender o público, que poderá contar com apresentações cheias de intervenções artísticas e que vão além da música tradicional japonesa.

– Sou bastante habilidoso em kendama, inclusive tenho um recorde registrado no Guinness Book. Meu papel é de difundir essa brincadeira a todos e vim também com esse objetivo, vou fazer essa brincadeira no palco durante meus shows – adianta o multitalentoso artista, que emenda:

– Vim com o sentimento de trazer a música tradicional e folclórica de Kochi e não só as músicas, mas tenho vontade de mostrar a dança de Yosakoi a todos. Vou apresentar em meus shows e gostaria que todos se juntassem a mim para a dança durante as apresentações – finaliza.

Comentários