Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

10.10.18

Nihon Matsuri promove integração de nikkeis brasileiros e paraguaios, em Assunção

A integração das comunidades nikkeis de Brasil e Paraguai marca a terceira edição do Nihon Matsuri, neste sábado, 13 de outubro, em Assunção, no Paraguai.

Um dos maiores grupos de taikô, especificamente da província de Okinawa, foi convidado a participar como atração principal do evento. Trata-se do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que prepara uma apresentação especial para a ocasião.

Com um número pequeno de descendentes de Okinawa na região, o RKMD levará ao público, a rica cultura da ilha de Ryukyu, pouco conhecida pelos nikkeis paraguaios.

– Cada vez mais existe a necessidade de integrar e unir as comunidades nikkeis da América, para fortalecimento e intercâmbio de conhecimentos. É uma grande satisfação ajudar e apoiar nesse trabalho – afirma Claudio Kurita, vice-presidente da Associação Panamericana Nikkei do Brasil.

Para o RKMD, as apresentações no exterior, como possibilidade de expansão da cultura okinawana, é uma oportunidade de fortalecer a comunidade e integrar nikkeis residentes em países diferentes.

– Para nós do Matsuri Daiko, essa é uma oportunidade muito importante para poder propagar a cultura okinawana, através de novas fronteiras – conta Vitor Shin-Ike, líder do RKMD Curitiba, que emenda:

– Atuar como ponte que liga a comunidade brasileira e paraguaia, nesse evento, e poder ajudar a criar laços mais fortes entre ambas é muito empolgante e gratificante para nós.

O festival, que será realizado no Complexo Esportivo Villa Elisa da Associação Japonesa de Assunção, contará com diversas atividades da cultura japonesa, como gastronomia, apresentações artísticas, venda de produtos e muito mais.

3º Nihon Matsuri
Quando: 13 de outubro de 2018, das 17 às 23 horas
Onde: Complexo Esportivo Villa Elisa da Associação Japonesa de Assunção – Assunção, Paraguai
Mais informações: Asociacion Japonesa de Asunción / アスンシオン日本人会

Comentários