Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

31.03.21

Palestrei sobre Okinawa na Japan House São Paulo!

Em pleno 31 de março de 2021, estou de volta com a produção de textos no portal Yomitai e, para essa retomada, trouxe uma experiência muito especial, que vivi cerca de 15 dias atrás, relacionada à terra dos meus ancestrais: Okinawa!

O departamento de turismo da Japan House São Paulo, projetou um ciclo de palestras para apresentar o Japão, através de diversos temas e abordagens diferentes. E, para a minha alegria, fui convidada para comandar a primeira palestra desse ciclo, com o tema “Okinawa e seus encantos naturais”.

Foi um evento online, transmitido pelo canal da Japan House no Youtube e, na ocasião, tivemos uma audiência rotativa, com a presença de quase 300 pessoas simultâneas. Confesso que senti uma energia muito positiva enquanto apresentava as minhas aventuras em Okinawa.

O encontro virtual contou com a participação do Sr. Celso Matinaga, da Century Travel, que falou sobre o ponto de vista relacionado aos trâmites para a realização da viagem, principais pontos turísticos, vias de acesso, entre outras informações importantes aos que desejam viajar.

A mim, coube compartilhar as experiências que tive em 2016, quando realizei o sonho de conhecer Okinawa, após vencer o concurso Miss Ryuso, promovido pelo Centro Cultural Okinawa Brasil de Diadema, no 29º Kyodo Matsuri.

Minha passagem por Okinawa durou cerca de 7 dias e, durante esse período, realizei visitas oficiais como uma espécie de representante do Brasil em Okinawa. Dessa forma, fui ao gabinete da prefeita de Naha, Sra. Mikiko Shiroma, e à cidade de Ginowan, terra natal do meu pai, onde fui muito bem recebida pela autoridade máxima local, Sr. Atsushi Sakima.

Com uma abordagem voltada para o âmbito cultural, comecei a palestra falando sobre o Naha Matsuri, um evento que ocorre anualmente na capital de Okinawa e que possui, como atração principal, o Otsunahiki, considerado o maior Cabo de Guerra do mundo, conforme divulgado no Guinness Book de 1995, ou seja, são 200 metros de corda feita de palha de arroz e que pesa 43 toneladas. Surreal, né?

Durante a palestra, pude relembrar momentos muito marcantes para mim, como os passeios no Ocean Expo Park, um complexo recreativo gigante, composto por 70 hectares, onde está localizado o famoso Aquário Churaumi, uma vila nativa de Okinawa, a Praia Esmeralda, e outras áreas que mostram a natureza de origem okinawana.

Enfim, tem lugares para todos os gostos! Se você não pôde conferir a palestra ao vivo, ela está disponível para assistir quando quiser.

Confira abaixo:

Comentários