Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

16.08.19

Reison Kuroda é surpreendido por público brasileiro durante show em São Paulo

O jovem e multi-talentoso musico japonês, Reison Kuroda, desembarcou no Brasil em 23 de junho para conhecer, de perto, a cultura e a música popular brasileira. Em sua primeira passagem pelo país, Kuroda realizou colaborações com artistas locais, através do projeto em parceria com a Fundação JapãoEncontros: Reison Kuroda toca música brasileira e japonesa ao shakuhachi”, realizado em 2 de julho, no Espaco Cachuera, em São Paulo.

Kuroda utilizou o shakuhachi (flauta japonesa) para fazer experimentações com as diversas possibilidades musicais proporcionadas pela versatilidade do instrumento e, em seus concerto, apresenta músicas que vão do clássico ao moderno, incluindo o jazz, que possibilita as mais diferentes improvisações.

– Por ser um instrumento simples e primitivo, o shakuhachi possibilita colocar sua própria expressão nele, por isso fiquei apaixonado por este instrumento e estou praticando desde o momento que o conheci – explicou Kuroda, em entrevista exclusiva ao portal Yomitai.

Ao lado de Shen Ribeiro (shakuhachi) e Gabriel Levy (piano), Reison Kuroda teve apenas algumas horas para ensaiar com os músicos brasileiros, os quais ainda não havia tido contato. Apesar do pouco tempo para se entrosar com os companheiros de palco, os artistas contagiaram a plateia, com um concerto único e inédito.

– Só foi possível fazer um show tão lindo como esse, graças aos músicos, ao repertório e ao público que foram maravilhosos o tempo todo. Foi a realização de um sonho tocar no Brasil e com músicos brasileiros, por isso, estou muito feliz – exaltou Kuroda, que pratica shakuhachi há 15 anos.

Além de pianista e tocador de shakuhachi, Kuroda também atua como DJ. Com isso, a admiração do artista pela música brasileira surgiu naturalmente, pois pesquisava conteúdos do mundo inteiro para agradar o público que o acompanhava em suas apresentações.

– Não sei dizer quando tomei gosto pela música brasileira, mas gosto muito de Tom Jobim e Pixinguinha. E difícil escutar esses artistas no Japão, mas pude ouvir em uma loja aqui no Brasil e fiquei emocionado – lembrou.

Antes de aterrissar no Brasil, Kuroda passou por outros países nos últimos dois meses, onde também realizou concertos e colaborações com artistas locais. Após a experiência de se apresentar em lugares com culturas diferentes, foi no Brasil que se surpreendeu, durante o show em São Paulo.

– Fiquei muito contente no momento em que o público aplaudiu de pé, pois desde o show em Nova Iorque eu não havia sido aplaudido dessa forma – revelou Kuroda, que também falou das curiosidades que descobriu sobre a cultura brasileira:

– Minha diversão no Brasil foi caminhar pelas ruas e apreciar e fotografar os grafites. O churrasco é outra coisa que me deixou admirado e creio que os jogadores brasileiros são tão bons no futebol porque comem coisas tão gostosas como essa!

Como não poderia deixar de comentar, Reison Kuroda afirmou ter experimentado a caipirinha, por recomendação de amigos, que sugeriram a bebida para garantir a ginga em suas apresentações no Brasil. Modesto, como um típico japonês, o artista disse não ter sentido que o drink tenha feito efeito para ele:

– Eu tomei bastante caipirinha ontem para ver se eu conseguiria essa ginga, mas eu acho que precisaria tomar muito mais para conseguir – brincou.

Após a realização do concerto, Reison Kuroda realizou um workshop de shakuhachi, com um músicos brasileiros para promover a troca de conhecimento e experiências, em um encontro descontraído.

Confira fotos do concerto:

  • Reison Kuroda em concerto no Espaço Cachuera, em Perdizes (Foto: Yomitai | Estação Multimídia)
  • Reison Kuroda faz única apresentação em São Paulo (Foto: Yomitai | Estação Multimídia)
  • Reison Kuroda se apresenta pela primeira vez no Brasil (Foto: Yomitai | Estação Multimídia)
  • Gabriel Levy e Reison Kuroda se apresentam juntos em São Paulo (Foto: Yomitai | Estação Multimídia)
  • Gabriel Levy e Reison Kuroda no Espaço Cachuera (Foto: Yomitai | Estação Multimídia)
  • Reison Kuroda se apresenta ao lado de seu senpai Shen Ribeiro (Foto: Yomitai | Estação Multimídia)
  • Gabriel Levy, Reison Kuroda e Shen Ribeiro em apresentação especial em São Paulo (Foto: Yomitai | Estação Multimídia)

Comentários