Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

12.06.16

Sol Nascente: novela da Globo gera polêmica entre atores orientais. Veja opiniões:

A próxima novela das 6, da Globo, será Sol Nascente e abordará a história da imigração japonesa no Brasil. Apesar disso, o elenco da trama não terá muitos atores orientais.

Entre as mais conhecidas escaladas para a novela, estão as atrizes Daniele Suzuki e Geovanna Tominaga. Outras já confirmadas são Jacqueline Sato e a ex-assistente de palco do Faustão, Carol Nakamura.

O Yomitai abordou o tema em conversa com a cantora e atriz Isis Akagi, protagonista da peça Descaminhos. Ela revelou sua opinião sobre a falta de orientais na próxima novela da Globo:

– Está rolando um “bafafá”, mas, para falar a verdade, não dei tanta importância. Acho que temos de fazer por nós, não esperar a coisa cair do céu. Sei que é difícil, tem coisas que independem da nossa vontade, mas não me senti incomodada, não, achei até engraçado – comentou.

Já o companheiro de profissão e parceiro na peça Descaminhos, Henrique Kimura, disse que, a princípio, se sentiu afetado com a ausência de orientais em Sol Nascente.

– No primeiro momento me senti afetado, sim. Até fiz uma postagem no Facebook sobre isso, que acabou repercutindo bastante e os atores orientais até criaram um grupo chamado Oriente-se onde publicam vídeos para mostrar o trabalho dos atores orientais – explicou Kimura.

Apesar disso, o ator afirmou que, não só os orientais sofrem com a falta de oportunidades para cinema e televisão, por exemplo:

– Tenho muitos amigos atores que não são descendentes de oriental e sabem que esses trabalhos são muito esporádicos. Tem que produzir e fazer peças de teatro durante muitos anos e, a partir daí, as coisas vão começar a mudar. Se não fizerem isso, vão ficar a vida inteira reclamando de coisas que acontecem há 20 anos.

De certa forma, Isis Akagi conta que a peça Descaminhos, do diretor Samir Signeu, busca a discussão deste tema, em aguçar a reflexão da identidade do ator nikkei.

– A tentativa de Descaminhos é um pouco isso, a gente fala e trata especificamente deste tema, da identidade do ator oriental. São conflitos que geram e que nós quisemos trazer a tona – disse.
Henrique Kimura aproveitou para alertar os atores a entenderem qual a real intenção como profissional das artes cênicas.

– Muitos atores fazem teatro pensando em ser famoso, em fazer novela e isso é um grande erro porque você ser ator é trabalhar, pesquisar e no teatro você faz isso, na TV e no cinema não se tem muito tempo. Acho que as pessoas tem que rever isso, se quer ficar famoso ou ser ator? São coisas totalmente diferentes – finalizou Kimura.

Segundo nota publicada na coluna Outro Canal, assinada por Lígia Mesquita, as primeiras cenas de Sol Nascente já começaram a ser filmadas em Búzios, no litoral fluminense, e não haverá gravações no Japão.

Comentários