Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

05.11.16

SouInShoShi reúne música e poesia sob o comando de Futoshi Yoshizawa e Shoji Kaneda

Uma apresentação artística inédita e inovadora ocorreu na noite do dia 29 de outubro, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Com nome de SouInShoShi, o artista plástico Futoshi Yoshizawa e o músico Shoji Kaneda mostraram que, com a integração das artes, uma apresentação pode ir muito além do que se imagina.

Para explicar a obra apresentada naquela noite de sábado, a tradução do tema do evento: Sou-In-Sho-Shi, Concerto-Música-Grafia-Poesia.

Kaneda e Yoshizawa demonstraram, através das artes, a sensibilidade estética de “ma” (espaço, hiato, compasso) da cultura japonesa, aflorando-se no imenso espaço físico e imaginário do Brasil, gerando um novo universo artístico-espiritual.

Ao som de obras compostas pelo japonês Toru Takemitsu, e interpretadas por Shoji Kaneda, o artista plástico Futoshi Yoshizawa pintava sob um enorme tecido branco, o haikai de sua autoria, inspirado pela música de Takemitsu.

Kaneda interpretou trechos de Nostalgia e Tiisana Sora e Yoshizawa apresentou o haikai “Kono Ti nite Haseshi Omoiya Haru no Sora”, que significa “Céu da primavera, Lembra as da minha terra, Tão longínquo dela”.

O evento contou com o apoio do empresário Mario Jun Okuhara, da IMJ Produções, quem cedeu o espaço para a realização da obra, buscando promover novas formas de intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.

  • O músico Shoji Kaneda e o artista plástico Futoshi Yoshizawa, após a apresentação de SouInShoShi (Foto: Yomitai)
  • O músico Shoji Kaneda e o artista plástico Futoshi Yoshizawa em apresentação de SouInShoShi (Foto: Yomitai)
  • O artista plástico Futoshi Yoshizawa, apresentando o haikai de sua autoria (Foto: Yomitai)
  • O artista plástico Futoshi Yoshizawa, apresentando o haikai de sua autoria (Foto: Yomitai)
  • O artista plástico Futoshi Yoshizawa, em SouInShoShi (Foto: Yomitai)
  • O músico Shoji Kaneda e o artista plástico Futoshi Yoshizawa em apresentação de SouInShoShi (Foto: Yomitai)

Comentários