Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

23.05.22

Wim Wenders prepara filme sobre banheiros públicos japoneses

O cineasta alemão Wim Wenders foi convidado para produzir um filme sobre os banheiros públicos sofisticados do Japão, com intuito de promover o entendimento sobre as pessoas residentes em cidades modernas.

A princípio, Wenders questionou a proposta, mas logo entendeu o que a história poderia contar sobre os costumes dos japoneses. O cineasta participou de uma coletiva de imprensa no famoso bairro de Shibuya, em Tóquio, onde estão localizados doze banheiros públicos projetados por importantes nomes da arquitetura japonesa como Kengo Kuma e Tadao Ando.

Os banheiros foram projetados com o objetivo de oferecer uma experiência agradável aos usuários, contrariando a ideia de que esse tipo de espaço público é imundo, cheio de pichações ou que tenha alguma relação ao universo dos crimes.

– Esses lugares são realmente preciosos – disse Wim Wenders sobre os banheiros públicos japoneses.

O ator Koji Yakusho, conhecido por interpretar papeis comuns de um típico homem japonês, foi convidado para compor o elenco do filme e dar vida ao personagem principal da trama, um trabalhador que auxilia na limpeza dos banheiros, servindo seu ofício para o conforto das pessoas.

– Tenho a sensação de que será uma bela história. Sinto que uma história que tem o banheiro como cenário, com a pessoa que trabalha lá e as pessoas que o usam, ajudará a entender o Japão – opinou Yakusho.

O filme faz parte do Tokyo Toilet, projeto idealizado para impressionar estrangeiros os quais visitariam o Japão durante a Olimpíada de Tóquio de 2020, que conta com o apoio da Fast Retailing, empresa que administra a rede de roupas Uniqlo, e da The Nippon Foundation, promotora de projetos humanitários com o uso de receitas de corridas de barco.

  • Wim Wenders e Koji Yakusho participam de coletiva de imprensa (Foto: Shuji Kajiyama)
  • Banheiro público no Yoyogi Hukamachi Mini Park, em Tóquio (Foto: Hiro Komae)
  • Banheiro público feito por Tadao Ando (Foto: Shuji Kajiyama)
  • Banheiro público feito por Tadao Ando (Foto: Shuji Kajiyama)
  • Banheiro público transparente no Haru no Ogawa Community Park, em Tóquio (Foto: Hiro Komae)
  • Wim Wenders e Koji Yakusho participam de coletiva de imprensa (Foto: Shuji Kajiyama)

Comentários