Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

03.01.19

HQ de Maurício de Sousa incentiva convívio de crianças estrangeiras com a sociedade japonesa

Durante sua passagem pelo Japão, em novembro de 2018, o cartunista Maurício de Sousa esteve nas províncias de Aichi, Gunma e Shizuoka para visitar as comunidades brasileiras residentes nestas regiões.

Na ocasião, o artista foi aclamado pelos fãs enquanto divulgava seu quadrinho “Turma da Mônica e a Escola no Japão”, em que escreveu histórias para incentivar os brasileiros a se adaptarem às salas de aula japonesas.

O quadrinho apresenta situações corriqueiras em ambiente de estudos no Japão e permite que os alunos tomem conhecimento sobre atividades como limpeza das salas e a hora do lanche comunitário.

– A vida escolar será o primeiro contato das crianças brasileiras com a sociedade japonesa. Então, usei o livro para apresentar as regras da sociedade, as quais eles encontrarão quando vierem ao Japão – explicou Maurício de Sousa.

A aluna de 14 anos, Sarah Kusumoto, da Hie Junior High School, localizada na cidade de Konan, na província de Shiga, é fã de Maurício de Souza e recebeu uma cópia de Turma da Mônica, feita para as crianças brasileiras que vivem no Japão.

No país há dois anos, Kusumoto teve a oportunidade de compartilhar o aprendizado, obtido através da leitura, com a comunidade brasileira de onde mora, com a apresentação “Presente Especial do Exterior”.

– Quando eu estava na sexta série, meus colegas de classe tentavam conversar comigo. Eu entendia que eles queriam fazer amizade, mas eu não sabia o que estavam dizendo. Não estar apta a fazer amigos me deixava muito triste – disse a garota.

A sociabilidade de Mônica, principal personagem de Maurício, foi o que inspirou Kusumoto a se relacionar com os novos amigos japoneses. Através das HQ’s de Sousa, Sarah aprendeu que ninguém precisa estar sozinho e que é possível pedir ajuda aos amigos.

Nesta recente visita do cartunista, a jovem estudante teve a oportunidade de encontrar com o ídolo e aproveitou para agradecê-lo pessoalmente.

– Eu acredito que muitos estudantes, que receberam o “presente especial” de Maurício de Sousa, um dia serão a ponte entre o Japão e outros países. Isso seria o verdadeiro presente do exterior e eu gostaria de ser uma dessas pessoas – completou Sarah Kusumoto.

  • Sarah Kusumoto aprecia quadrinhos de Maurício de Souza (Foto: NHK World Japan)
  • Sarah Kusumoto agradece Maurício de Souza pela contribuição aos estrangeiros no Japão (Foto: NHK World Japan)
  • Página do livro Turma da Monica e a Escola no Japão (Foto: NHK World Japan)

Fonte: NHK World – Japan

Comentários