Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

08.04.22

IMS promove retrospectiva do fotógrafo japonês Daido Moriyama

O IMS apresenta, a partir de 9 de abril, uma exposição inédita das obras de Daido Moriyama, um dos principais nomes da fotografia contemporânea mundial, que inclui cerca de 250 imagens e dezenas de publicações e escritos, produzidos ao longo de sua carreira.

A mostra oferece uma representação das variadas fases da trajetória do fotógrafo japonês, marcada pela experimentação visual, pelo registro das cidades e a reflexão constante sobre o papel da fotografia, a partir do interesse do artista pelo teatro experimental dos anos 1960, trabalhos contestadores dos anos 1970, além da reinvenção de seu próprio arquivo.

Esta será uma das maiores exposições sobre Moriyama no mundo, fruto de três anos de pesquisa, em parceria com a Daido Moriyama Photo Foundation, apoio da Fundação Japão e consultoria dos pesquisadores japoneses Yutaka Kambayashi, Satoshi Machiguchi, Kazuya Kimura e outros.

Daido Moriyama nasceu na província de Osaka, em 1938, e passou a infância em diversas cidades do Japão. Após obter a formação de designer, o artista mudou-se para Tóquio e começou a fotografar para jornais e revistas de grande circulação, em um período de crescimento econômico e fortalecimento da cultura de massa.

A exposição reúne obras emolduradas, revistas e livros, que destacam como a produção do fotógrafo está associada à indústria editorial, mais do que ao circuito da arte. De acordo com o coordenador da área de Fotografia Contemporânea do IMS e curador da mostra, Thyago Nogueira, a seleção conduz o espectador por uma trajetória de profunda dedicação e reflexão sobre a imagem:

– Moriyama transformou nossa compreensão da arte, da memória e das cidades. Ele expandiu a linguagem fotográfica, democratizou a produção de imagens e desafiou a visão estreita do jornalismo sobre a fotografia, contribuições poderosas que ainda precisam ser mais bem compreendidas.

  • Yokosuka, 1965. Da série Japão, um teatro de fotos. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Yokohama, Kanagawa, 1982. Da série Luz e sombra. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Tóquio, 1982. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Tóquio, 1966. Da série Japão, um teatro de fotos. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Shizuoka, 1968. Da série Um caçador. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • São Paulo, 2007. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Tóquio, c. 1971. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Yokosuka, 1970. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Ensaio para a revista Provoke 2, Tóquio, 1969. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Tóquio, 1967. Da série Japão, um teatro de fotos. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Ator interpreta mulher em peça teatral, Tóquio, 1966. Da série Japão, um teatro de fotos. ©Daido Moriyama Photo Foundation
  • Nascido em Osaka, em 1938, Daido Moriyama é um dos grandes artistas do pós-guerra, no Japão. (Foto: Divulgação)

Em dois andares de exposição, o público poderá conhecer diferentes momentos da carreira de Moriyama, incluindo os registros feitos no início da carreira, como a documentação da efervescente cultura japonesa no período pós-Guerra, marcado pela destruição, ocupação de tropas americanas, o desaparecimento dos modos de vida tradicionais e a ocidentalização do país.

As obras de Daido Moriyama ficam em cartaz até 14 de agosto de 2022 e a entrada é gratuita, mediante apresentação do comprovante de vacinação e documento com foto para maiores de 5 anos. É necessário o uso de máscara e que os visitantes mantenham distanciamento entre as pessoas, por medidas de segurança de todos.

Daido Moriyama: uma retrospectiva
Quando: 9 de abril a 14 agosto de 2022
Onde: IMS – Avenida Paulista, 2.424 – São Paulo – SP
Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 10 às 20 horas.
Informações: (11) 2842-9120

Comentários