Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

05.06.19

Réplica da moto de AKIRA e história do mangá em exposição na Biblioteca da Fundação Japão

Uma exposição para lá de divertida está em cartaz na biblioteca da Fundação Japão, promotora da atração em parceria com a Editora JBC, até o dia 29 de junho, em São Paulo: “Mangá, aspectos culturais e históricos”.

Com destaque para a réplica, em tamanho real, da moto de Kaneda, personagem principal do mangá AKIRA, a mostra abordará aspectos culturais, um panorama sobre a história do mangá no Japão e no Brasil e as diferenças entre o estilo japonês e o ocidental.

Os aficionados pelos quadrinhos japoneses poderão entender, também, como são utilizadas as linhas cinéticas ou as onomatopeias, que são peculiares da língua japonesa e que valorizam as sensações e emoções narradas nas histórias.

O nome “mangá”, dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa, vem da junção dos vocábulos “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem) e suas primeiras manifestações ocorreram no século XI, através de caricaturas cômicas de animais, chamadas “chôjûngiga”.

Mais tarde, em 1814, o pintor Katsushika Hokusai lançou o primeiro quadrinho, contendo uma coleção de histórias e desenhos sequenciais, batizado de “Hokusai Mangá”. A partir de então, os quadrinhos japoneses passaram a ser chamados de mangás.

“Mangá, aspectos culturais e históricos”
Quando: até 29 de junho de 2019
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19h30, e aos sábados, das 9h às 17h
Onde: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – 3º andar, São Paulo-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Mais informações: www.fjsp.org.br ou (11) 3141-0110

Comentários