Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

12.04.22

Akira Takarada: ‘O maior pecado cometido pelo homem é a guerra’

Akira Takarada, ator que interpretou o marinheiro Hideto Ogata no filme Godzilla original de 1954, faleceu no dia 14 de março, aos 87 anos, em Tóquio. O ator havia contraído uma pneumonia e a morte foi confirmada quando ele estava em um hospital na capital japonesa.

Além das produções de Godzilla, Takarada se destacou em outras obras cinematográficas, como em A Guerra dos Monstros (1965), A Fuga de King-Kong (1967), além de diversos outros filmes e séries de TV que participou ao lado da atriz chinesa Lucilla Yu Ming.

Akira Takarada nasceu na Península Coreana e ficou conhecido pela sua capacidade de falar mandarim, pois cresceu na Manchúria, a província chinesa localizada na região nordeste do país, a qual era uma colônia japonesa entre 1932 e 1945.

Sua atuação no primeiro Godzilla fez com que Takarada atingisse o estrelato em um filme que ressoou como uma analogia sobre a radiação de um desastre nuclear no Japão. Cerca de nove anos antes do lançamento do filme, o país havia sofrido ataques com bombas atômicas pelos Estados Unidos, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

Logo após a derrota do Japão, em 1945, Takarada foi baleado no estômago por um soldado soviético e ficou gravemente ferido. Em uma entrevista à agência de notícias Jiji Press, o ator havia dito que a lembrança do som de um médico cortando seu corpo para remover a bala, sem anestesia, ainda se fazia presente em sua memória.

O fato fez com que Akira Takarada se tornasse um defensor antiguerra e o ator dizia que ao promover a guerra, cria-se um mundo de loucura.

– O maior pecado cometido pelo homem é a guerra. Não devemos mais perder vidas em nome da guerra. Não há razão ou inteligência na guerra – disse ao Jiji Press.

Recentemente, o ator havia se pronunciado com relação à invasão da Ucrânia pela Rússia, fazendo a seguinte afirmação:

– Quando vemos a realidade de um país amante da paz (Ucrânia) sendo invadido, acho que precisamos fazer filmes um pouco mais socialmente conscientes.

A última aparição pública de Akira Takarada ocorreu em 10 de março, durante a estreia de seu filme Yononaka ni Taete Sakura no Nakari Seba.

  • Akira Takarada se tornou defensor antiguerra (Foto: Getty Images)
  • Akira Takarada faleceu no dia 10 de março, em Tóquio (Foto: Divulgação)
  • Akira Takarada interpretou o marinheiro Hideto Ogata, em Godzilla de 1954 (Foto: Divulgação)

Comentários