Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

11.04.22

Asimo dá adeus em última apresentação no showroom da Honda

Após anunciar a interrupção do desenvolvimento de Asimo, o robô humanoide da Honda se despediu de forma definitiva, após uma trajetória de 20 anos divertindo e impressionando o público com suas demonstrações de dança e caminhada na sede da montadora, em Tóquio.

Idealizado para ser um robô doméstico, Asimo se tornou um símbolo do pioneirismo da tecnologia robótica no Japão, por dominar diversas habilidades como a de correr, pular com apenas uma perna, se comunicar com o uso da linguagem de sinais, além de servir café em copo de papel.

Uma de suas aparições marcantes ocorreu em 2002, quando a Honda celebrou o 25º ano da montadora na listagem da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e Asimo abriu o pregão ao tocar a campainha do mercado de ações.  

Em 2014, o robô também divertiu os fãs ao recepcionar o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua visita ao Japão, exibindo movimentos inusitados, como chutando uma bola e dando pulos no Museu Nacional de Ciência e Inovação da capital japonesa.

A última atualização de Asimo ocorreu em 2011, quando recebeu a capacidade de tomar decisões autônomas, como a de evitar esbarrar em alguém ao caminhar. Com o anúncio de seu fim, a Honda já iniciou o desenvolvimento de um robô avatar, que poderá ser operado remotamente, suportada por inteligência artificial.

Antes de se despedir dos fãs, Asimo fez uma última apresentação no showroom de sua desenvolvedora, vestindo uma espécie de traje espacial. Apesar da despedida, a Honda afirmou que continuara com a venda de produtos Asimo para manter o personagem ativo.

  • Asimo, robô humanoide da Honda, se despede dos fãs em Tóquio (Foto: Divulgação)

Comentários