Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

22.04.17

Erica Mizutani dá vida e cor à fachada do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, em São Paulo

Desde a semana passada, a fachada do Itaú Cultural, instituto que é centro de referência cultural, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, ganhou muitas cores e formas abstratas criadas pela artista plástica Erica Mizutani.

As obras de Mizutani revelam detalhes de sua vida pessoal e influências culturais e familiares. A artista, que já registrou suas criações nas salas de Audiovisual e de amamentação do Itaú Cultural, conta que, desta vez, pôde estar livre para criar:

– O convite foi feito sem nenhum tema ou orientação, me deixaram muito livre para criar. É nessas horas, com a cabeça mais à vontade, que surgem novos estilos. Para quem trabalha com arte comercial, este é um momento muito importante, de liberdade de criação.

A nikkei já deixou sua marca em telas, paredes, livros, estampas de roupas e calçados, além de shapes de skate, recriando o universo das pinturas e ilustrações, com referências ocidentais e orientais.

Umas das mais importantes criações de Erica Mizutani é a personagem Mizulina, cheia de emoções e personalidade forte, que tem como característica principal suas meias listradas e bochechas rosadas e que flutua em muros e paredes.

Em 2013, a criação da artista ganhou uma versão estátua nomeada Mônica Mizulina, quando foi convidada por Maurício de Souza, para participar do evento Mônica Parade. A estátua foi leiloada pelo cartunista e a renda revertida para auxiliar crianças do Nepal.

Os trabalhos de Erica Mizutani já foram vistos nacional e internacionalmente. É possível ver suas obras no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, ela apresentou, em 2016, a sua arte para o Le M.U.R, em Paris, e ilustrou publicações para a revista americana AFAR, a japonesa Bijutsu-Techo e peças gráficas para as marcas Concha y Toro, Close Up e Restaurante Hideki.

  • A artista plástica, Erica Mizutani, em frente à sua obra, no Itau Cultural, em São Paulo (Foto: André Seiti)
  • Erica Mizutani grafita em fachada do Itau Cultural, em São Paulo (Foto: André Seiti)
  • Erica Mizutani grafita em fachada do Itau Cultural, em São Paulo (Foto: André Seiti)
  • Erica Mizutani grafita em fachada do Itau Cultural, em São Paulo (Foto: André Seiti)

Comentários