Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

31.10.19

Incêndio de grandes proporções atinge Castelo de Shuri, em Okinawa

O povo okinawano, que acabara de celebrar o Dia Mundial do Uchinanchu, nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, descansou em festa, mas acordou fortemente abalado com um incêndio de grandes proporções, ocorrido no Castelo de Shuri, um dos principais pontos turísticos da ilha de Okinawa.

Segundo a emissora japonesa NHK, o fogo teve início no salão principal do castelo e o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 2h40 da manhã, com um chamado de emergência. Seis prédios, incluindo o principal, foram queimados, totalizando uma área de 4.200 m² afetada pelo incêndio. Não há informações sobre vítimas. 

– Este é um dos dias mais tristes para todos os okinawanos. Uma catástrofe. Inacreditável. Era o nosso símbolo como povo – disse o argentino Andres Higa, idealizador do Uchinanchu no Hi.

Informações obtidas pelo portal japonês, The Japan Times, afirmam que a prefeita de Naha, Sra. Mikiko Shiroma, está completamente chocada com o desastre ocorrido.

– É um patrimônio mundial, que representa Okinawa. Além de tudo, estou muito preocupada com moradores de Naha, em áreas vizinhas. Recebi relatos de que o incêndio pode estar ameaçando ou afetando moradores de regiões próximas ao local – relata Shiroma, afirmando que a cidade fará seus maiores esforços para lidar com a situação e suas consequências. 

O Castelo de Shuri, localizado em Naha, capital de Okinawa, foi construído há 500 anos, reconhecido como patrimônio mundial da UNESCO, no ano de 2000 e já passou por algumas reconstruções. Uma delas ocorreu em 1992, devido aos estragos causados durante a Batalha de Okinawa, em 1945.

Comentários