Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

22.03.22

Kochi quer se tornar a nova Cannes da indústria dos animes

O governo da província de Kochi, localizada na menor das quatro ilhas principais do Japão, Shikoku, lançou um novo projeto para impulsionar a indústria dos animes local em conjunto com outros três governos municipais e o Kochi Shinkin Bank.

A ideia é estabelecer uma base de trabalho remoto na cidade de Kochi, ainda no primeiro semestre deste ano, com intuito de atrair empresas do setor de animação, permitindo que criadores de diferentes localidades trabalhem remotamente.

O governador de Kochi, Seiji Hamada, disse que a província tem tudo para se tornar um hub do setor de animação:

– Kochi tem um forte compromisso com o mangá e este projeto de animação é mais do que convincente. Esperamos que empresas relacionadas à indústria de animação se reúnam aqui.

Essa não é a primeira iniciativa da província para promover a região como uma espécie de Reino do Mangá, já que muitos dos renomados artistas da categoria surgiram de Kochi, como Ryuichi Yokoyama, Takashi Yanase, Taira Hara e Rieko Saibara. Em 2012, outra ação foi movida em parceria com o setor privado.

Cerca de vinte anos antes dessa iniciativa, Kochi idealizou a criação do Manga-Koshien, uma competição em quadrinhos baseada no Campeonato Nacional de Beisebol do Ensino Médio, da prefeitura de Hyogo, que acontece anualmente e atrai aspirantes a artistas de mangá de todo o Japão.

Uma prova recente de que a região também inspira artistas de animação é o fato de Kochi ter sido o cenário do filme Belle, do diretor Mamoru Hosoda, que estreou no Festival de Cannes no ano passado.

Para Katsunori Namifusa, presidente da World Eggs, empresa de desenvolvimento de negócios, sediada em Tóquio, Kochi tem grande potencial para se tornar uma referência no setor.

– Espero que o festival de animação de Kochi seja como o Festival de Cinema de Cannes – exaltou.

Comentários