Yomitai – Estação Multimídia

Notícias

20.08.19

Yoko Ishikura explica a Sociedade 5.0 e comove público durante palestra

Com uma palestra envolvente e cheia de novas informações para o público brasileiro, a professora Yoko Ishikura, da Universidade Hitotsubashi de Tóquio, esteve presente no encontro sobre o tema Sociedade 5.0, realizado em 15 de agosto, no Bunkyo, em São Paulo.

O termo Sociedade 5.0 ainda é pouco conhecido no mundo, mas no Japão, este índice é bem diferente. O conceito foi criado pelo governo japonês e, atualmente, cerca de 30% da população do país já reconhece o tema, que trata da tecnologia como uma ferramenta utilizada para melhorar a vida dos seres humanos.

– Sociedade 5.0 não é apenas sobre tecnologia, mas pensar os seremos humanos no centro, colocar as pessoas no centro. Nós estamos tentando usar a tecnologia para tornar a vida de todos mais confortável – explicou a professora.

Yoko Ishikura é uma grande impulsionadora do assunto no mundo. Ela acredita que, para que o conceito da Sociedade 5.0 possa se desenvolver, é preciso que os diferentes tipos de pessoas saibam utilizar a tecnologia a favor dos humanos.

– O Japão não é conhecido por se preocupar com a diversidade. Isso porque nós temos, mais ou menos, uma única raça. Portanto, se temos um único tipo de pessoa, não é possível criar novas ideias e isso está muito claro – complementou.

Um dos assuntos que tem gerado grande preocupação do governo japonês é o envelhecimento de sua população. Após comentar sobre o assunto, Ishikura disse que a tecnologia poderia ser utilizada para auxiliar o considerável número de idosos, que vivem sozinhos, sem qualquer companhia e ajuda no dia a dia.

– Uma pessoa que vive sozinha perde a vida rapidamente por não ter com quem conversar o dia todo – lamentou Ishikura.

Outro aspecto abordado por Ishikura foi sobre o perfil dos profissionais que atuam na maioria das grandes empresas do Japão. Segundo a professora, para que possam expandir os negócios, as companhias precisam mudar o padrão de seus funcionários, que, normalmente, são homens de 60 anos, ou mais, e que fizeram toda a carreira profissional no mesmo local.

– Dessa forma, não é possível o surgimento de novas ideias e nós precisamos, cada vez mais, de jovens e outras pessoas, além dos japoneses, para que sejam criadas novas ideias. Precisamos da criatividade e da imaginação das pessoas – disse a professora.

A especialista no assunto explica que a Sociedade 5.0 não está limitada ao Japão, mas que a ideia é de que o tema seja desenvolvido globalmente:

– Acho que aprenderemos muitas coisas sobre o que fazer e o que não fazer e, compartilhando o conhecimento que adquirirmos nesse processo de tentarmos fazer a Sociedade 5.0, poderemos desenvolver algo mais sustentável.

No final da palestra, Yoko Ishikura ganhou os aplausos de toda a plateia ao compartilhar seu maior desejo com o desenvolvimento da Sociedade 5.0 ao redor do mundo.

– Eu realmente espero que os jovens, não estou falando apenas dos fisicamente jovens, mas dos jovens de coração como eu, se juntem a nós para fazer a Sociedade 5.0 possível, com o ser humano no centro e usando a tecnologia para fazer uma vida melhor e uma sociedade melhor – concluiu Yoko Ishikura.

Comentários