Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

01.10.17

ACESA Santana promove II Exposição de Origami para comemorar os 50 anos da associação

A Associação Cultural e Esportiva de Santana – ACESA, que comemora 50 anos de atividades em 2017, promove entre os dias 7 e 22 de outubro, a II Exposição de Origami, em sua sede no Mandaqui, São Paulo, com entrada gratuita.

A exposição foi projetada em 2016 com a confecção de dobraduras temáticas criadas por todos os departamentos da associação, sob orientação da professora Fumie Kobayashi. O objetivo é o de transformar a narrativa histórica da ACESA, juntamente com a história da imigração japonesa, em uma exposição orgânica, colaborativa e fluida, promovendo a interação dos associados, voluntários e visitantes.

– Uma referência que tem a finalidade de mostrar e compreender o importante papel da ACESA na sua função de espaço comunitário de fomento, prática e divulgação da cultura japonesa – destacou Toshihiko Komatsu, Presidente do Conselho Deliberativo e Presidente das Comemorações do Cinquentenário da Associação.

Através do origami, a mostra apresentará as festas e eventos tradicionais, que fazem parte do cotidiano da ACESA, como: o motitsuki (bater o moti no pilão), undokai (gincana poliesportiva da família) e tanabata (festival das estrelas).

– Este tema é a porta de entada para o mundo fantástico do origami, cujas primeiras dobraduras foram feitas pelos nossos artesãos – explicou a professora Fumie Kobayashi.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

O primeiro ato retrata o Japão Antigo e visa resgatar e mostrar a cultura japonesa, tão importante para os fundadores da ACESA, como para todos, seja qual for sua ascendência, pois por meio da cultura e educação pode-se transmitir e compartilhar valores e conhecimentos, atuando como agente de promoção e transformação social.

O símbolo de transição escolhido é o lendário navio “Kasato Maru”, por representar os pioneiros da imigração japonesa no Brasil e fazer a conexão entre o antigo e o novo. O mundo novo ilustra a trajetória da própria história da ACESA em seu processo evolutivo temporal; o choque como forma de influência positiva entre as culturas japonesa e brasileira, lembrando os primeiros imigrantes japoneses que partiram de sua terra natal em busca de dias melhores num país distante.

A II Exposição de Origami da ACESA poderá ser levada para outros espaços públicos da cidade. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2231-6713, pelo site www.acesasantana.com.br ou no facebook.com/acesasantana.

  • Membros da ACESA preparam dobraduras para a II Exposição de Origami da associação (Foto: Divulgação)
  • Exposição de Origami apresentará festas brasileiras e japonesas, como o Carnaval (Foto: Divulgação)
  • Mostra de origami apresenta a Era Jurassica (Foto: Divulgação)
  • Inseto de origami visto com lupa (Foto: Divulgação)

 

II EXPOSIÇÃO DE ORIGAMI DA ACESA
Quando: de 7 e a 22 de outubro
Onde: ACESA – Rua José Dantas Magalhães Glória, 179 – Mandaqui – São Paulo – SP
Entrada gratuita
Informações: (11) 2231-6713

Comentários