Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

29.01.17

Fundação Japão promove encontro com karatecas japoneses em SP e MG

Com o intuito de promover o karatê no Brasil, esporte recentemente aceito pelo Comitê Olímpico Internacional para integrar a próxima olimpíada no Japão, em 2020, a Fundação Japão traz para o país, em fevereiro, dois karatecas japoneses do estilo Shotokan.

Os encontros com Okabe Shigehiro e Ejiri Masahiro acontecem em 16 de fevereiro, em São Paulo, em um workshop de Karatê Shotokan, e dias 17 e 18 em Belo Horizonte, Minas Gerais, no 6º Festival do Japão de Minas, no Expominas.

Para participar do workshop, em São Paulo, o interessado deve enviar um e-mail para info@fjsp.org.br e colocar no assunto da mensagem “Workshop de Karate Shotokan” e informar nome completo, e-mail, telefone para contato e dizer se é praticante de karatê ou não.

Okabe Shigehiro é formado pela Kyoto Sangyo University e é mestre 6º dan no estilo Shotokan de karatê, pela Japan Karatedo Federation. Nesta federação, Shigehiro é examinador para proficiência de 3º nível, árbitro oficial em kumite/kata nível nacional e é também treinador avançado pela Japan Sports Association.

Shigehiro é fundador de uma academia onde transmite os cinco princípios do espírito de luta a homens e mulheres de 3 a 60 anos de idade. Além disso, ocupa os cargos de diretor executivo na Japan Karatedo Students Federation, diretor executivo e chefe da arbitragem da Kansai Karatedo Students Federation, diretor executivo da Japan Shotokan Karatedo Association e diretor geral da Japan Shotokan Karatedo Association-filial de Osaka.

Ejiri Masahiro é 5º dan, também no estilo Shotokan de karatê, treinador de karatedo e treinador esportivo oficial pela Japan Sports Association, além de árbitro A oficial nível nacional pela Japan Karatedo Federation, árbitro A da Asian Karatedo Federation e árbitro B da World Karate Federation.

Além de diretor executivo e de arbitragem da Nagano Karatedo Federation, Masahiro é fundador da academia Seiyukan, onde leciona para alunos do ensino fundamental e os leva, todo ano, ao campeonato nacional japonês.

Sobre os estilos do karatê

O karate é originário de Okinawa, no Japão, onde surgiram os três estilos iniciais desta arte marcial: Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. A partir destes, derivaram os demais estilos que foram surgindo e que existem até hoje.

Da capital Shuri, veio o Shuri-te, que valorizava a velocidade; enquanto em Naha, surgia o Naha-te, que dava ênfase à força. Da cidade portuária de Tomari, o Tomari-te, que incluia algumas características dos outros dois estilos, especialmente do Shuri-te.

Mais tarde, o Naha-te originou o estilo Goju-Ryu de karate. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin-Ryu, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Shotokan que são os cinco estilos reconhecidos atualmente pela Federação Brasileira de Karate. Há, ainda, o Uechi-Ryu, que não deriva dos três estilos iniciais.

Goju-Ryu
Fundado pelo Mestre Chojun Miyagi, o nome vem de Go (força) e Ju (flexibilidade). Suas técnicas primam pelo bloqueio, priorizando a rapidez no ataque. É uma técnica penosa, dura e verdadeira, caracterizada pela respiração “Kokyu” abdominal sonora.

Shorin-Ryu
O estilo Shorin, foi iniciado por Choshin Chibana, seguido por Katsuya Miyahira e Yoshihide Shinzato. Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina. Os treinamentos englobam preparo físico, mental e espiritual, defesa-pessoal e também meditação. Sem contato total, o estilo inclui diversas técnicas também de quedas, torções e imobilizações.

Shito-Ryu
O estilo Shito-Ryu foi criado por Kenwa Mabuni a partir da fusão das características de Naha-te e Shuri-te, resultando em uma grande riqueza de formas (katas). A palavra Shito traz os caracteres japoneses do nome de seus professores. “Shi” representa o primeiro kanji do nome de Itosu, “To” representa o primeiro kanji do nome de Higaona, e “Ryu” significa escola ou estilo.

Wado-Ryu
O estilo Wado-Ryu (estilo do caminho da paz) foi criado pelo Mestre Hironori Otsuka e, ao contrário dos demais, utiliza o mínimo de esforço. É baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando esquivas, bases mais altas, técnicas peculiares e nomenclatura própria.

Shotokan
O principal nome é o do Mestre Gichin Funakoshi, que deu origem ao nome da técnica: Shotokan, significa “Academia de Shoto”. Shoto, em japonês, significa Pinheiro, que foi o pseudônimo artístico utilizado pelo mestre Funakoshi ao assinar seus poemas. Sua técnica longa e ao mesmo tempo rápida é ideal para longa distância.

(Fonte: Federação Brasileira de Karate)

(Foto: Fundação Japão)

Programação

Workshop de Karate Shotokan em São Paulo
Quando: 16 de fevereiro, às 19 horas
Onde: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil – Av. Lins de Vasconcelos, nº 3352 – Vila Mariana (próximo ao metrô Vila Mariana)
Duração: aproximadamente 90 minutos
Inscrição: info@fjsp.org.br (Linha de assunto: Workshop de Karate Shotokan | com nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate)
Vagas limitadas
Informações: (11) 3141-0110

Apresentação de Karate Shotokan em Minas Gerais
Quando: sexta-feira, 17 de fevereiro, às 15h30 e sábado, 18 de fevereiro, às 12h e às 15h
Onde: EXPOMINAS – 6º Festival do Japão de Minas – Av. Amazonas, 6.200 – Belo Horizonte/MG
Informações: http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/

Comentários