Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

05.03.18

“A participação feminina no universo do cinema japonês” é tema de debate na Cinemateca Brasileira

A Fundação Japão e a Cinemateca Brasileira promovem, no dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, o debate sobre “A participação feminina no universo do cinema japonês”.

O público terá a rara oportunidade de conhecer, em detalhes, o papel feminino no cinema e na sociedade japonesa ao longo dos anos, com professora Chika Kinoshita, da Universidade de Quioto.

Kinoshita é uma das principais pesquisadoras do cinema japonês e de gênero e sexualidade na cinematografia do país, além de especialista nas obras do cineasta Kenji Mizoguchi.

No encontro, a professora japonesa abordará a presença da mulher, não apenas nas tramas, como também na direção de filmes ao longo da história do cinema japonês, incluindo debates sobre os motivos para o número restrito de representantes femininas neste universo.

A mediação do debate ficará por conta de Olga Futemma, Coordenadora Geral da Cinemateca Brasileira.

Futemma dirigiu e editou diversos curta-metragens, entre 1972 e 1990, sendo a grande maioria com temáticas que envolvem movimentos sociais e a imigração japonesa.

Logo após, será exibido o clássico Fim de Verão (Kohayagawa-ke no aki), penúltimo filme dirigido por Yasujiro Ozu, legendado em português.

O evento é gratuito e o público em geral deverá retirar senhas uma hora antes do início.

Sinopse do filme
Fim de verão (Kohayagawa-ke no aki)
(1961/103 min/cor/16mm)
Dirigido por: Yasujiro Ozu
Roteiro de: Kogo Noda, Yasujiro Ozu
Fotografia: Asakazu Nakai
Diretor de Arte: Tomoo Shimogawara
Música: Toshiro Mayuzumi
Produzido por: Sanezumi Fujimoto, Masakatsu Kaneko, Tadahiro Teramoto
Legendas em português

Ao longo de muitas gerações, a família Kohayagawa esteve envolvida com a fabricação de saquê. Com o fim da guerra, no século 20, e o aumento da concorrência, a família, liderada pelo patriarca Manbei, se viu forçada a realizar fusão com uma grande adega.

Ao lado de Manbei, um senhor incorrigível, que sempre conduziu sua vida de forma alegre durante a juventude, estão Akiko, a viúva de seu filho morto; Fumiko, sua filha mais velha, ao lado de seu marido, que administra o negócio da família; e Noriko, sua segunda filha, ainda solteira. Com o decorrer da trama, histórias paralelas surgem, como as tentativas do irmão de Manbei em conseguir um novo casamento para Akiko, o futuro marido de Noriko, escolhido pela família, e também o relacionamento extraconjugal e uma segunda família mantida pelo patriarca.

A participação feminina no universo do cinema japonês
Debate com a pesquisadora Chika Kinoshita, mediado por Olga, seguido de exibição do filme “Fim de Verão”
Quando: 7 de março, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Cinemateca Brasileira – Sala Petrobrás (104 lugares)
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo-SP
Classificação: Livre
Debate com tradução consecutiva
Ingressos gratuitos (Retirada de senhas na bilheteria, uma hora antes do início do debate)
Informações: (11) 3512-6111 ou www.cinemateca.gov.br

Comentários