Yomitai – Estação Multimídia

Eventos

03.01.18

Sebastian Masuda chega ao Brasil para compartilhar amor em sua cápsula do tempo

Para começar o ano de 2018 com muito amor e fofura, chega ao Brasil a missão do diretor de arte e artista plástico japonês Sebastian Masuda, denominada Time after Time Capsule, uma cápsula do tempo que, desde 2014, transita o mundo para difundir a cultura japonesa e, principalmente, a cultura kawaii.

Após percorrer países como os Estados Unidos, França e Inglaterra, a cápsula de Masuda pousa, no próximo dia 20, na Japan House São Paulo, a partir das 11 horas.

A cultura kawaii é um forte movimento no Brasil e bastante popular no mundo inteiro, que compartilha o amor, através das cores, formas, objetos, figurinos e acessórios infantis, resgatando a inocência, a pureza e a alegria de adeptos de todas as idades.

– Há algum tempo sabia que a cultura kawaii é popular na América do Sul, no entanto ainda não havia tido oportunidade de visitar esses países. Agora, com a minha nomeação como Embaixador da Cultura, visitarei o Brasil para verificar a comentada popularidade com meus próprios olhos – contou Masuda.

A cápsula criada pelo artista, que é originário da província de Chiba, no Japão, é um projeto participativo global em que pessoas compartilham o amor em uma série de atividades. Além de idealizar a cápsula do tempo, Masuda possui uma loja de temática kawaii, em Harajuku, chamada 6%DOKIDOKI, e o restaurante conceito KAWAII MONSTER CAFÉ.

– Ao conhecer que uma parte das novas gerações no mundo cultuam a cultura de Harajuku fervorosamente, constatei que esse fato ultrapassa fronteiras de países, etnia e gênero, e que é um conceito indispensável para a atualidade – disse Masuda.

O idealizador da cápsula do tempo promoverá workshops e diversas atividades ao redor de um enorme personagem transparente, elaborado especialmente para a ocasião, e os participantes poderão assistir a uma palestra ministrada pelo próprio Sebastian Masuda.

Em seguida, o público terá a oportunidade de produzir cartas decoradas, utilizando papéis, canetas coloridas e diferentes materiais, que serão inseridas na escultura gigante e que, no futuro, serão direcionados aos próprios autores, quando a cápsula retornar aos países que passou, a partir do ano de 2035, quando iniciará as viagens de volta.

Durante a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a cápsula permanecerá no Japão, após ter passado por cidades norte-americanas, como Miami, Nova Iorque, Seattle, Washington D.C., São Francisco, Los Angeles e Alasca, além de Paris, Londres, Cingapura, África do Sul (Cidade do Cabo), Angola e Bolívia.

Time after Time Capsule – A cápsula do tempo de Sebastian Masuda
viaja pelo mundo
Quando: dia 20 de janeiro
Palestra: das 11 às 13h (em japonês, com tradução consecutiva)
Workshop: das 15 às 18h
Onde: Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52 – São Paulo – SP
Classificação: livre

A palestra tem vagas limitadas e as senhas serão distribuídas uma hora antes, no local.

Comentários