Yomitai – Estação Multimídia

Entrevistas

15.05.17

Com exclusividade, Enju fala ao Yomitai e conta tudo sobre a carreira no Japão

Após completar 2 anos no Japão, Enju foi lançada como cantora profissional no dia 7 de abril e apresentou seu primeiro single de trabalho, “Itoshii” para um público de 10 mil pessoas, no Osakajo, localizado na província de Osaka.

Para a alegria dos fãs brasileiros, Enju reservou um tempinho e concedeu entrevista exclusiva ao portal Yomitai. Confira o papo na integra, a seguir:

YOMITAI: Desde a sua chegada ao Japão, quais foram os principais trabalhos que realizou?

ENJU: Desde que cheguei em Osaka, trabalhei como bico em um bar de conhecidos enquanto me preparavam para ser lançada no meio musical. Durante esse tempo todo, fiz aulas com o professor Nakamura Taiji.

YMT: Você, que já teve uma brilhante carreira no Brasil, como vê o cenário musical japonês? Você encontrou algum tipo de dificuldade por ser uma artista brasileira?

ENJU: Acredito que não só o meio artístico japonês, mas as relações de trabalho por aqui têm muitas diferenças relacionadas ao Brasil e, sim, passei por uma fase difícil de adaptação. Coisas que são corriqueiras para nosso meio de trabalho, podem soar absurdamente mal-intencionadas no meio japonês.
A minha dificuldade não foi por ter sido julgada de forma errônea por eles ou coisa do tipo, mas pela minha cultura ser muito diferente da deles aqui, e eu levei um tempo para me adaptar, absorver e compreender melhor como me comportar.

YMT: Fale sobre a experiência de gravar seu primeiro CD, por favor.

ENJU: A gravação do meu primeiro CD solo foi uma experiência fantástica não apenas pelo processo em si, mas pela chance que tive de acompanhar o processo criativo de um dos maiores compositores do Japão, Nakamura Taiji. Só o fato dele ter me recebido e me apoiado como artista me faz feliz demais, pois o admiro não apenas como artista e criador, mas como pessoa.

YMT: Você foi em um grande show, no dia 9 de abril, produzido por Nakamura Taiji, um dos compositores de grande renome no Japão. Como se sente em trabalhar com um nome tão importante?

ENJU: Me sinto vivendo um sonho. Quando decidi vir ao Japão, tentar carreira de cantora, confesso que não esperava ter a chance de ser produzida por alguém excepcional como ele. Penso que toda essa minha jornada de ter me aventurado sozinha até o outro lado do mundo já valeu muito a pena a partir do momento que pude conhecê-lo.

YMT: Seu público, no Brasil, continua na torcida pelo seu sucesso no mundo artístico, mas sente muita saudade de ouvir a sua voz, de pertinho. Pretende se apresentar no Brasil em breve?

ENJU: Com certeza tenho muita vontade de cantar para tantas pessoas queridas de perto e poder mostrar a todos tudo que aprendi até agora nessa jornada que está apenas começando. Pela internet recebo muito carinho dos meus amigos brasileiros! Sou imensamente grata a todos.

YMT: Mande uma mensagem ao público brasileiro, que está morrendo de saudades de você!

ENJU: Minha jornada desde que me mudei para o Japão já completou dois anos, mas ainda está apenas no início. Acreditem no meu potencial e perseverança, por favor! Continuarei “ganbareando” por aqui, pois também quero muito que o Japão saiba que os brasileiros amam a cultura japonesa e a valorizam muito!

No mês de abril, a cantora Enju publicou um teaser da gravação de seu primeiro videoclipe, da música Itoshii.

Para quem ainda não viu, assista ao vídeo abaixo e aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares o lindo trabalho de Enju:

Acesse o site oficial da cantora Enju no Facebook: http://www.enju-web.net/

Comentários